Assim que chegamos em Zurique, na Suíça, a impressão que temos é que tudo por aqui, funciona em plena harmonia. Desde do aeroporto de Flughafen, a sensação é que estamos num lugar diferenciado no que se refere á organização e eficiência. Entretanto, a cidade vai nos surpreendendo gradativamente, conforme as facilidades aparecem em nossa frente. Apontada com melhor qualidade de vida do mundo, segundo pesquisa realizada em 2012 (a lista conta com 25 cidades), Zurique detém ainda, o rótulo da mais rica cidade da Europa.
Assim que deixamos o setor de desembarque do aeroporto de Flughafen, basta atravessar a calçada para logo acessarmos a estação de trem do aeroporto (Flughafen).

Na estação de trem de Flughafen, o período de espera não ultrapassa os 10 minutos, mesmo tempo para chegar ao centro da maior cidade da Suíça.

Durante o trajeto até a região central de Zurique, o turista irá encontrar o conforto habitual dos
trens europeus.

A chegada ao centro de Zurique, ocorre na estação de Hauptbahnhof, a mais movimentada do país e com trens para os principais destinos na Suíça, como toda
Europa. Por estar geograficamente situada no coração do continente europeu, Zurique possui cerca de duas mil conexões diárias em sua estação. Apenas para citar algumas cidades importantes que o turista pode viajar a partir de Hauptbahnhof: Milão (Itália) –
3h45m, Paris (França) –
4h50m, Munique (Alemanha) –
4h30m e Viena (Áustria) – 9h20m.

Os tradicionais Trans (os chamados Elétricos ou bondes), cobrem toda a cidade e é uma boa opção para o turista conhecer os principais bairros de Zurique, o que pode ser feito em apenas uma hora utilizando o transporte. Entretanto, caminhar ainda é a opção número 1.
Há poucos metros da estação central (Hauptbahnhof), encontra-se a rua mais importante do centro de Zurique. A Banhof Strasse, onde está concentrada a maior parte do comércio da cidade. Além de inúmeros bancos, é “point” de uma infinidade de lojas. As principais grifes do mundo, são encontradas facilmente, o que motiva ainda mais, a grande presença de pessoas.

Zurique parece reunir de fato, um pouco de
tudo. Modernos prédios empresariais, instituições financeiras sólidas e um bairro de rara beleza: O Alt Statd, ou cidade velha, reúne as famosas casas típicas. Casas coloridas e que fará o turista voltar no tempo. Nesta parte da cidade, algumas ruas sinuosas, irão exigir um pouco do preparo físico, mas o esforço vale a pena, pela recompensa do cenário.

Uma das ruas da cidade velha que merecem uma visita, é a Augustinergasse. A simpática ruela com estilo medieval, diversas lojinhas e restaurantes. Por falar em restaurantes, algumas sugestões de cardápio (alguns dos pratos principais da culinária suíça) : Raclette (fatias de queijo derretidas com batatas, servidas geralmente com condimentos), Zurcher Eintopf (panelada de carne e vegetais), Rippli (costela, servida com bacons, batatas e feijões) e o tradicional fondue, sem dúvida alguma, uma das preferências do povo suíço.

Na região da cidade velha (Alt Statd), há acessos para alguns mirantes, onde pode-se observar uma bela vista da cidade,sobretudo o rio Limmat e ruas ao seu redor.

Do alto de algum mirante, a vista é realmente única. Apreciar com mais detalhes a encantadora Zurique é quase uma obrigação. A cidade não deixa a desejar em comparação com outros destinos europeus: Extremamente agradável, restaurantes e bares em abundância, galerias de artes, museus, comércio de alto nível, bons hotéis, transporte eficiente e um povo muito educado.

Ao chegarmos no rio Limmat, constatamos que a beleza de Zurique, não está resumida em prédios, igrejas e demais construções históricas. A beleza natural encanta e o rio dá um charme especial, que se torna ainda mais evidente, ao se encontrar com o lago Zurichsee, onde a cidade foi construída e suas águas claras e a vista dos Alpes ao fundo,proporcionam um cenário deslumbrante.

Apesar da Badenhof Strasse ser a rua onde predomina a maior parte do comércio de Zurique, na margem do rio Limmat (Limmat Quai) há um bom número de lojas especializadas em chocolates e uma variedade de artigos típicos do país. O horário padrão de funcionamento do comércio de Zurique é das
9h ás 18h30m, mas em datas especiais, comum as lojas fecharem por volta das 21 horas.

Zurique é mais do que recomendável. Ela está longe de ser fria, como pensam alguns baseando-se no estilo de vida moldado pela eficiência e “quase perfeição”. A cidade tem muito mais que chocolates incomparáveis, os melhores relógios ou os também famosos canivetes de mil e uma utilidades. Inúmeras são as atrações, além da beleza e vida intensa durante dia e noite.
Saiba mais:
As igrejas de Zurique
Restaurantes de Zurique
Bahnhofstrasse, a rua das grifes em Zurique
Zermatt na Suíça e seu turismo de montanha
Gruyeres, a terra do queijo na Suíça
Berna, onde o velho e o novo se encontram na Suíça
Lucerna, porta de entrada e uma das mais belas cidades da Suíça
Suíça - Turismo, pontos turísticos, fotos e cidades
Aeroporto de Zurique - Um dos últimos paraísos Duty-Free
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|