A Bahnhofstrasse, localizá-se em frente à principal estação de trem da cidade (Hauptbahnhof) e se prolonga até o lago Zurique, é a rua mais importante da cidade. A fama não se deve somente aos inúmeros bancos, escritórios de grandes empresas, cafés e restaurantes. O aspecto que chama mais atenção da Bahnhofstrasse, são as inúmeras lojas de grife, que colaboram para o movimento constante na região.

A Bahnhofstrasse é o que podemos chamar de “Paraíso” das grifes”. Algumas delas é verdade, com preços bem elevados. Aliás, não é a toa que a rua de
Zurique está numa relação das 12 mais famosas do
mundo, como a Abdi Ipekçi, em Istambul, na
Turquia, a Bond street, em Londres, Inglaterra, a Ginza Line, em
Tóquio, no Japão ou a Quinta
avenida, em Nova
York, nos Estados Unidos.

A Louis Vuitton, empresa especializada na produção de bolsas e malas de viagem, feitas com couro e lona, é uma das renomadas lojas de grife a marcar presença na Bahnhofstrasse. No
início (1854) suas bolsas e malas eram produzidas artesanalmente na primeira oficina criada em
Paris pelo seu
fundador Louis Vuitton. A empresa que também produz e vende vestuário, sapatos, relógios, jóias entre outros, cresceu rapidamente e é uma das mais procuradas nesta área comercial de Zurique.

Outro destaque da badalada rua de Zurique, é a Cartier. Reconhecida mundialmente por seus produtos de luxo e de qualidade inquestionáveis, foi criada em Paris no ano de 1847 por Louis-François Cartier, tornando-se célebre através do filho, Louis Cartier. Além de alta joalheria, produz relógios, bolsas, acessórios em couros, óculos e isqueiros. Em mais de 160 anos de existência, a empresa se orgulha de possuir uma clientela fiel e seleta nos quatro cantos do
mundo. Atualmente, faz parte do grupo suíço Richemont. Mais uma grife de tradição na Bahnhofstrasse.

Quando em 1909, Gabrielle Chanel abriu uma loja no piso térreo do edifício Balsan, em
Paris, estava surgindo um dos maiores impérios da moda no mundo, a Chanel ou Casa
Chanel. A famosa estilista de moda Gabrielle Chanel ou Coco Chanell, como ficou conhecida, era especialista em peças de luxo ou perfumes refinados. Mais uma grande grife francesa que ganhou o mundo e se faz presente no endereço da moda em Zurique.

Fundada por Olivier Baussan, no sul da França, em 1976, a L’OCCITANE trabalha com produtos que variam desde os cuidados pessoais, perfumes e até ás fragrâncias para casa. São todos manufaturados de forma tradicional, usando os ingredientes naturais mais finos, oriundos principalmente, da famosa região francesa da Provence.
A partir da metade de década de 90, iniciam a expansão da marca, abrindo lojas nos Estados Unidos, Hong Kong e Reino Unido. Hoje em dia, a L’OCITTANE está presente em mais de 80 países.
Como estamos em Zurique, uma loja da Swatch não poderia faltar no endereço número 1 do comércio da cidade. A Swatch é uma marca suíça de relógios de quartzo que pertence ao Swatch group. Os relógios da marca são famosos por utilizarem o apelo estético como maior destaque e pela sua durabilidade.
Zurique, além da fama de seu chocolate e da extrema organização, também é famosa pela rua das maiores grifes do mundo. Imperdível!
Saiba mais:
As igrejas de Zurique
Restaurantes de Zurique
Aeroporto de Zurique - Um dos últimos paraísos Duty-Free
Zurique na Suíça: Informações para o turista
Zermatt na Suíça e seu turismo de montanha
Gruyeres, a terra do queijo na Suíça
Berna, onde o velho e o novo se encontram na Suíça
Lucerna, porta de entrada e uma das mais belas cidades da Suíça
Suíça - Turismo, pontos turísticos, fotos e cidades
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|