Neste retorno a Londres, o Alma Carioca concentra-se em cinco dos mais interessantes e procurados pontos turísticos da capital inglesa, que receberá a trigésima-segunda edição das Olimpíadas. Faltando 70 dias para o início da maior competição esportiva do planeta, a metrópole britânica antecipa o ambiente dos Jogos, com a realização de eventos-teste, além dos ensaios para procedimentos de segurança, dos aeroportos às vias públicas e à Vila Olímpica localizada em Stratford, zona leste da cidade.
Big Ben

Big Ben, identidade da capital do Reino Unido
Construído entre 1840 e 1860, o Big Ben, ao contrário do aleatório consenso geral, não designa o famoso relógio do Parlamento britânico nem sua torre.Trata-se do colossal sino de 3 metros de diâmetro e 13 toneladas de peso, instalado no Palácio de Westminster em 1859, na gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra. Sujeito alto e corpulento, Benjamin era conhecido pelo apelido de Big Ben. Uma das maiores referências de Londres, a torre é representativa da arquitetura barroca, intensa em detalhes. Localizado no centro de
Londres
(distrito de Westminster ), à margem norte do rio Tâmisa, a Clock Tower(Torre do Relógio) integra a estrutura do Palácio de Westminster . Estudos de especialistas dão conta de que, desde 2003, a torre vem-se inclinando a um ritmo de 0,9 milímetros por ano. Detalhe que, certamente, decepcionará o(a) internauta, ao eventualmente conferir a hora de seu digital de pulso: o Big Ben não é, faz décadas, sinônimo de rigorosa ‘hora certa’. Sua engrenagem sucumbiu diante das novas tecnologias, dependente da intervenção manual periódica do funcionário que dá corda no relógio, hoje mais um símbolo histórico que referência de precisão horária, cujas badaladas do sino, entretanto, continuam transmitidas pela BBC.
Estação de metrô: Westminster.
Palácio de Westminster

Palácio de Westminster: residência real na Idade Média
O Palácio de Westminster é a sede das duas casas parlamentares do Reino Unido (Câmaras dos Lordes e dos Comuns ).Consagrado como uma das mais célebres edificações do planeta, dispõe de uma estrutura de mais de 1000 salas, 100 escadarias e 5 quilômetros de corredores. Construção iniciada na Idade Média, em estilo gótico perpendicular, à margem do Tâmisa, foi a principal residência real inglesa à época. O Westminster Hall é um dos edifícios do complexo palaciano londrino, ora destinado às cerimônicas públicas.
Estação de metrô: Westminster.
London Eye

London Eye: Vista fantástica de Londres
Também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), a London Eye é uma roda gigante de observação. Inaugurada em 31 de dezembro de 1999(embora, oficialmente, o milênio só tenha ocorrido um ano depois) é um dos pontos turísticos londrinos mais disputados. Com 135 metros de diâmetro e segundo maior equipamento da espécie no mundo, perde apenas para similar chinesa de Nanchang, de 160 metros. A London Eye foi instalada à margem do Tâmisa, próxima ao Palácio de Westminster e ao Big Ben.
Estação de metrô : Westminster.
Picadilly Circus

Picadilly Circus: com uma das esquinas mais agitadas de Londres
Famosa e concorridísima praça londrina, construída em 1819, a Picadilly Circus é ponto de confluência de movimentadas artérias: Regent's Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly (endereço do famoso Ritz Hotel, repleta de shoppings, via por onde se chega ao Hyde Park) e Haymarket. A Picadilly Circus é uma das principais atrações turísticas de Londres, com seus gigantescos outdoors de neón nas fachadas dos edifícios, que exibem renomadas marcas internacionais, entre as quais o brasileiríssimo Nescafé.
Estacão de metrô: Picadilly Circus.
Saint James
Park

Saint James Park: O mais antigo parque de Londres
Ocupando uma área de 23 hectares, na área central de Londres, distrito de Westminster, St James Park é o logradouro real de lazer mais antigo de Londres(1532, no reinado de Henrique VIII), situado nas proximidades do Palácio de Buckingham – residência da Família Real Britânica – e do Palácio de St James. Ao transitar pela ponte, na travessia do lago aí existente, você terá uma bela visão do Palácio de Buckingham.O Saint James Park dispõe de bares e restaurantes. No verão, ocorrem concertos na hora do almoço. Uma das atrações vespertinas são os pelicanos, advindos de longínquos antepassados, quase 4 séculos atrás. Estações de metrô: St James Park, Victoria e Westminster.
Saiba mais:
Londres - Turismo e Pontos turísticos
A noite de Londres
A noite em Londres - Bares e restaurantes mais badalados da capital inglesa
Londres - Na rota do Queen’s Walk (Caminho da Rainha)
Londres - Tower Bridge Experience, Green Park, London City, The Gerkin e Canary Wharf
Londres Olímpica
Londres - Fotos de pontos turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
Fotos: Cristiane Lacerda
|