Capital e segundo maior centro urbano (depois de
Frankfurt am Main) do estado alemão de Hessen, Wiesbaden margeia o rio Reno à direita, em cujo lado oposto situa-se a cidade de Mainz. Conta com aproximadamente 280 mil habitantes, mas integra a região do Reno-Meno Frankfurt (com Frankfurt e Mainz ), cujo montante populacional chega aos seis milhões de moradores.
O estado de Hessen é considerado um dos mais antigos e elegantes balneários terapêuticos da Europa, associado permanentemente a classe e requinte. Nesse contexto, destaca-se Wiesbaden, que já teve 27 nascentes de água quente, 15 das quais ainda em atividade. A cidade dispõe de vida intensa,diversificada e dinâmica, contando com extensa programação de arte, literatura e música. Frequentemente, grupos teatrais de renome se apresentam nos inúmeros espaços dedicados às artes cênicas, principalmente no Teatro do Estado (Hessisches Staatstheater), em estilo renascentista, local que recebe anualmente grupos teatrais para o festival internacional “Maifestpielen”

Palácio de Briebich
Além do teatro, música e uma variedade expressiva de eventos culturais, Wiesbaben possui museus do mais alto nível, com acervo de obras dos mais importantes pintores europeus, entre os quais o russo russo Alexej von Jawlensky .
CENTRO HISTÓRICO
Um passeio pelo centro histórico da cidade deixará lembranças inesquecíveis. Começamos pela praça Schlossplatz, local da antiga prefeitura, o prédio mais antigo de Wiesbaden, construído entre 1608 e 1610, em cuja vizinhança foi construída a nova sede da municipalidade, inaugurada em 1887.
O Palácio da cidade dos Duques de Nassau ( nassauischen Herzoge ), onde o imperador Guilherme II se hospedava em suas frequentes visitas à cidade, é destaque do lado norte de
Schlossplatz.

Freudenberg House
Já ao longo da área leste do centro histórico de Wiesbaden situa-se a Wilhelmstrasse, artéria de comércio sofisticado e pontos de interesse cultural. Lojas e cafés elegantes compõem o cenário que conta ainda com o Museu Estadual de Hessen e a galeria de arte Nassauische Kunstverein, especializada em arte contemporânea. O parque paisagístico Warmer Damm, criado em 1860, situa-se no lado leste da Wilhelmstrabe. Mais a leste localiza-se a mansão Sohnlein, conhecida como a “Casa Branca”, construída nos moldes da homônima sede do governo norte-americano em Washington. Na extremidade mais ao norte, a chamada “Kureck”, cujo centro é uma área verde marcada por dois imponentes chafarizes.
Ela é cercada por um complexo semicírcular, composto pela estância balneária, pelo parque projetado em estilo inglês, a colunata da estância balneária – o mais longo salão de colunas da Europa, com 129 metros – e a colunata do teatro nacional Hessisches Staatstheater, cuja inauguração ocorreu em 1894, ainda hoje um dos palcos mais renomados da Alemanha. Nas proximidades do teatro, a fonte terapêutica “Kochenbrunnen”, a mais abundante das nascentes termais em Wiesbaden, com capacidade para cerca de 500.00 litros por dia e temperatura de 67 graus.

Kurhaus, um dos principais balneários da Alemanha
GASTRONOMIA DE PRIMEIRA
Uma oferta gastronômica de primeira se estende desde do elegante bairro na colina de Neroberg, até a margem do rio Reno. Para finalizar o dia, independentemente de você preferir uma refeição leve, com toque de Mediterrâneo, ou cardápio diversificado, aqui é possível encontrar encontrar pratos sofisticados, até bistrôs, cervejarias e vinotecas elegantes, pubs e cafés chiques. Ambiente fino em Wiesbaden, convenhamos, não é apenas característico das requintadas cafeterias, mas de toda a cidade.
Wiesbaden desperta a atenção do visitante pela variedade de atrações, com destaque para o balneário de Kurhaus, inaugurado em 1907, de cenário fantástico e cercado por ampla área verde, suntuosos prédios históricos e um dos mais antigos cassinos do continente europeu. Outra pedida é o festival de música “Rheingau Musik”, que transforma toda a região entre Frankfurt, Wiesbaden,
Rudesheim e Lorch, em grande palco para concertos de nível internacional. O castelo de Freudenberg e o parque que o circunda, no bairro de Dotzheim , foram transformados em centro cultural de relevo nacional.. No local, encontraremos uma exposição permanente, denominada “Campo de experiências para desenvolver os sentidos e o raciocínio”, convidando o visitante a brincar com todo tipo de manifestação entre o céu e a terra. De resto, brindaremos, ao fim do inesquecível passeio em Wiesbaden: Prost! (saúde, em alemão!).
Saiba mais:
Vale do Reno - Passeio, história, cultura
Rüdesheim, onde se respira a verdadeira tradição alemã
Frankfurt - Pontos Turísticos
Alemanha - Pontos turísticos, turismo e cidades
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|