Impossível não associar Moscou com um local simplesmente esplêndido, único. A Praça Vermelha, além do lugar mais visitado do país, é o centro de grandes comemorações, como o dia da vitória (em 9 de maio, celebra-se a vitória sobre os alemães na
Segunda Guerra Mundial) e é palco de inúmeras manifestações populares. Sua amplitude já seria digna de nota, mas as muralhas do Kremlin e a deslumbrante catedral de São Basílio, a torna uma das icônicas paisagens do planeta.

Ao descer na estação de metrô da Praça Vermelha, logo temos contato com uma visão que emociona. Inevitável não pensarmos nas imagens que tínhamos em mente desse lugar, como fotos, vídeos ou qualquer tipo de leitura referente ao ponto turístico número um da Rússia.

Já na entrada, temos uma ideia que o que nos espera é de fato algo grandioso. Próximo do portão, inúmeros comerciantes vendem produtos referentes ao local.

O Kremlin, à direita da entrada, é logo observado. Impactante, essa é a palavra que melhor define no primeiro olhar em direção dessa construção, outrora fortaleza para os czares, centro de comando para o partido comunista e atualmente, residência oficial do presidente russo.
Com aproximadamente uma dúzia de palácios e igrejas, o Kremlin é um armazém vivo de oito séculos de cultura russa, isso sem mencionar o fato de ser um símbolo de seu poder. Com aproximadamente 2,5km de comprimento, 19 metros de altura e 6,5 metros de largura em alguns pontos, as muralhas do Kremlin possuem 20 torres, além de portões em praticamente todos os lados de sua área. Localizado numa parte anexa ao Kremlin, encontrá-se o Mausoléo de Lenin. Nele, está guardado e exposto, o corpo embalsamado do líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Wladimir llicth Ulianov. No momento da presença do Alma Carioca, o local estava fechado para reformas.

Em frente ao Kremlin, encontramos a catedral da Assunção, onde eram coroados os czares, embaixo da sua cúpula de ouro.

Ao fundo da Praça Vermelha, uma construção realmente fantástica, de rara beleza. A catedral de São Basílio, erguida entre 1555 e 1561, por ordem do czar Ivan, o terrível, para comemorar algumas de suas conquistas. Uma das obras arquitetônicas mais famosas da Rússia e onde os visitantes do local permanecem por mais tempo. Nada de se admirar, face a exuberância da obra.

Recentemente, a catedral passou por um grande processo de restauração, visando estar em perfeitas condições durante as comemorações de seus 450 anos.

Algumas estátuas relembram momentos da história do país.

A Praça Vermelha abriga ainda, o shopping considerado o mais caro do
mundo, o Gum.

Na época de inverno, a fim de possibilitar uma atração a mais para seus visitantes, uma grande pista de patinação é montada no meio da praça.

Um lugar que impressiona do início ao fim do passeio. Para onde se olhe, algo que irá chamar a atenção.

A Praça Vermelha é um daqueles locais inesquecíveis. É o ponto de partida de sua visita á
Moscou, por representar um pouco da história desse país fantástico.
Saiba mais:
Moscou, uma cidade impressionante
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|