
Catedral de Milão (a quarta maior do mundo)
Entre tantas belezas de Milão, uma das mais admiradas, se denomina Duomo di Milano. A quarta maior catedral do mundo, e ponto de encontro de milhares de turistas que visitam a cidade, situa-se no coração pulsante da capital da Lombardia, sendo considerada uma das mais imponentes e complexas edificações em estilo gótico da Europa. Com 157 metros de comprimento e 109 de largura, a beleza dessa verdadeira obra prima impressiona. Difícil não ficar encantado com essa maravilha.

Piazza Duomo : a mais famosa da cidade e que abriga a catedral
Composta por milhares de estátuas e desenhos, a fachada da Duomo em mármore, nos remete a reflexão. Localizada no topo da catedral, com 4 metros de altura, destaque para Madonnina, uma estatua da Madonna de Milano, que segundo alguns moradores, feita com o mais puro ouro.
As obras para a construção da Duomo foram iniciadas em 1386 sobre os restos da demolição da antiga catedral de Santa Maria Maggiore. Sob supervisão de arquitetos franceses e alemães, a obra demorou quase 500 anos para ficar pronta, sendo concluída em 1813.
Há alguns anos, o Duomo foi restaurado. A reforma levou seis anos para ser realizada e custou aos cofres públicos cerca de 20 milhões de Euros (60 milhões de reais).
Foram restaurados 3.500 metros quadrados de fachada, sendo utilizados 275 metros cúbicos de mármore de candoglia, sendo trocados aproximadamente 2500 elementos decorativos.

Interior do Duomo di Milano
Difícil imaginar que algo possa superar ou se aproximar em termos de beleza, a parte externa do Duomo. Entretanto, ao chegar no seu interior, nos surpreendemos com tamanha riqueza de detalhes. Com cinco
"naves" – ala central da catedral – com uma altura que chega aos 45 metros de altura, divididas por 40 pilares, nos faz ter a certeza que estamos num lugar mais do que especial.
Colossal!
Berlusconni contribui para maior fama do Duomo
Um fato inusitado contribuiu para a fama da famosa catedral ser ainda maior. Em 13 de dezembro de 2009, o então primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconni, foi atingido por uma miniatura da Duomo, durante visita ao local. Imediatamente, as vendas do objeto bateram recordes de venda, sobretudo para os opositores do político.
Saiba mais:
Genova, charme e beleza no norte da Itália
Galleria Vittorio Emanuele II em Milão: O shopping mais antigo do mundo
Milão: Muito mais do que uma cidade da moda
Veneza - Turismo, pontos turísticos
Veneza - Fotos de pontos turísticos
Roma - Pontos turísticos
Vaticano - Fotos de Pontos Turísticos
Vaticano - Pontos turísticos: Basílica de São Pedro, Museus do Vaticano e Praça de São Pedro
Pisa - Turismo, Torre Inclinada, pontos turísticos e fotos
Florença - Turismo, pontos turísticos e fotos
Roma - Roteiro turístico
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca.
|