
Pub Irlandês em Dublin
|
Como se não bastassem a rica história, a bela estrutura e as renomadas arte e cultura nacionais,
Dublin, capital da Irlanda, dispõe da maior concentração de pubs do planeta, aproximadamente mil, boa parte antiqüíssima (alguns, multisseculares) o que, por si só, já é uma atração especial.
No Temple Bar, área mais agitada da cidade, funciona boa parte deles, indicados como locais de visita obrigatória para o turista brasileiro, em particular. James Joyce, um dos ícones da literatura irlandesa, registrou em seu clássico “Ulisses”: “Um bom quebra-cabeça seria atravessar Dublin sem passar por um pub...”

Brazen Head, como antigamente
|
O que é Pub?
Abreviatura de public place (lugar público), sua origem remonta ao longínquo tempo da ocupação romana na Grã-Bretanha. Os primeiros pubs da Irlanda datam do fim do Século XII. O pub é tradicionalmente um local reservado ao encontro de amigos, para jogar, tratar de negócios, dançar e, por oportuno, consumir bebidas (porque,
afinal, ninguém é de ferro...).
Oficialmente, o pub mais antigo da Irlanda, é o BRAZEN HEAD, na 20, Lower Bridge street, Dublin 8 ( quase esquina da Merchant's Quay - rua do famoso
rio Liffey), ali instalado em 1198. Logo na entrada, é como se voltássemos no tempo, o que atrai um predominante público, digamos, da “velha guarda”, embora indiscriminadamente aberto aos mais jovens. O espaço é amplo, com uma área externa - a parte mais informal do pub -, o térreo com vários ambientes e mais dois andares com restaurantes. Seu estilo medieval impressiona.
Cerveja, petiscos e música ao vivo nos pubs irlandeses
Para degustar, entre uma e outra pint (copo de meio litro) de
Guinness (a cerveja escura líder absoluta na preferência local, produzida desde 1759), petiscos suculentos, quase sempre acompanhados de batatas. Aliás, a batata é outra paixão da culinária nacional, geralmente acompanhada de peixe. Anéis de cebola e batatinha frita, o tira-gosto campeão para acompanhar a Guinness. Outro motivo que leva muita gente ao Brazen Head, é a variedade de bebidas originárias dos quatro cantos do mundo.
No Temple Bar (localizado na parte central de Dublin e de fácil acesso, à margem sul do rio Liffey), região de todas as tribos e gostos, encontramos restaurantes típicos e, a seu lado, os pubs (claro!), praticamente colados uns aos outros. A maioria com música ao vivo, inclusive ritmos irlandeses tradicionais. Vamos a alguns deles:

Temple Bar: pubs para todas as tribos
|
- The Porterhouse Brewing
Company: Só serve cerveja
artesanal, fabricada pela casa, em ambiente moderno, com bebida a preços convidativos. Aqui a ‘sagrada’ Guinness não tem vez.
- Oliver St. John Gogarty: A curiosidade é que este pub só vende bebida alcoólica. Nada de refrigerantes. Além da
cerveja e dos uísques, shows diários ao vivo com música celta tradicional e contemporânea.
- The Temple Bar Pub
(de 1840): Um dos mais populares, recorrentemente documentado nas fotos de turistas. É um clássico. Música tradicional e uma infinidade de cervejas de todos os continentes. Praticamente, um centro de degustação.
- The Bleeding Horse Pub: De 1649, foi frequentado por famosos escritores irlandeses, como James Joyce, Gogarty e Dun Leavy. Possui espaçoso dancing e está sempre lotado.

The Church, a igreja que virou Pub
|
The Church: a igreja que virou Pub
The Church, um dos mais badalados pubs de Dublin, é localizado na Mary street, região central de Dublin e próximo ao Spire, colossal monumento cônico erguido em 2002. Detalhe: no local deste pub funcionou durante séculos o templo onde casou, em 1761,
Arthur Guinness, criador da cerveja que levou seu nome. A igreja foi fechada em 1964 e o prédio, devidamente restaurado (e adaptado ao novo uso), reaberto 40 anos depois.
Hoje, um moderno e confortável pub mantém o mesmo estilo arquitetônico, atraindo turistas com a radical mudança no local, secularmente utilizado para a prática religiosa. Em datas comemorativas, como o
Saint Patrick's
Day, por exemplo, The Church é palco de festas especiais e o acesso ao pub, objeto de acirrada concorrência.
Diferença dos pubs ingleses
Enquanto os pubs da Inglaterra são locais para consumo exclusivo de bebidas, os da Irlanda atraem pessoas interessadas em dançar e curtir uma boa música, nos mais variados estilos. E, à margem dos reflexos da crise que atinge a economia europeia, os pubs irlandeses seguem ‘bombando’, repletos de público daqui e de fora, por conta de sua consolidada referência turística, de caráter internacional.
Saiba mais:
História da Cerveja
Guinness Store House em Dublin
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|