É cada vez mais frequente, a presença de brasileiros de todas as idades, estudando uma língua estrangeira em um país do continente europeu. A ideia de passar um período em uma capital europeia e vivenciar uma nova cultura, conhecendo algumas ou várias cidades do velho mundo, vem crescendo ano a ano e atraindo mais recentemente, pessoas da terceira idade.
Entre os três países a receber mais alunos (turistas),
Dublin, na Irlanda, tem recentemente sido o lugar mais procurado, face as facilidades para obtenção do visto de estudante, como pelos valores mais convidativos dos inúmeros programas. Londres, a metrópole britânica,apesar do aperto do governo para a aquisição do visto, ainda é muito procurada, face ser uma cidade vibrante e multicultural. Malta, no mar mediterrâneo, vem ganhando terreno e atraindo muitos interessados neste tipo de programa. A seu favor, além da beleza de suas praias, o clima agradável , onde o sol impera na maior parte do ano.
FICANDO POR DENTRO DE ESCOLAS E PROGRAMAS
Dublin (Irlanda)

A capital da Irlanda, país com cerca de 5 milhões de habitantes, há tempos vem atraindo um número alto de pessoas interessadas em aprender ou aprimorar a língua inglesa e consequentemente, ter a oportunidade de passear pelos demais países europeus. É Irlandesa a mais famosa companhia low cost do continente: A
Ryanair, imbatível em rotas e sobretudo em preços. Viajar para Londres e Liverpool , na Inglaterra e Edinburgo, na Escócia, custa em média entre 30/40 euros (ida e volta). Outros destinos famosos como
Paris na França, tem média oscilando entre 70/80 euros (no inverno, a média cai para 50 euros – ida e volta).
A badalada Barcelona, tem valores médios entre 70/90 euros, mas nos meses mais frios, é possível ir e voltar da cidade da Catalunha, por algo em torno de 55/60 euros. Inúmeras são as rotas partindo de Dublin, como
Madri (Espanha),
Bruxelas (Bélgica), Grenoble (Alpes Franceses), Oslo (Noruega) e muito mais.
O site e-dublin.com.br e o Blog
Vivendo a
Irlanda, possuem mais informações sobre escolas, programas e outros detalhes relacionados ao assunto.
Londres (Inglaterra)

A metrópole inglesa continua atraindo muitas pessoas com interesse em estudar e vivenciar uma experiência única. Apesar das novas normas implantadas pelo governo, a procura por escolas da capital da Inglaterra é grande. A seu favor, o astral de Londres, com sua vida intensa, repleta de monumentos, num contraste com obras modernas e uma diversidade como poucos lugares do mundo.
Assim como Dublin, a Ryanair tem sua base mais forte em Londres, com uma infinidade de voos para todos os cantos da Europa. A Easy-Jet, é outra empresa do ramo a praticar preços baixos, atraindo muitos turistas, ávidos por passear pelas belas cidades europeias.
Informações sobre escolas e programas, no site
brasileirosemlondres.co.uk
Malta
Situada entre a Itália e a Tunísia, República de Malta, faz parte de um arquipélago composto por três ilhas (Malta, Gozo e Comino), é um paraíso com belas praias e um clima que se assemelha ao do Brasil. Apesar de pequeno, possui uma alta densidade demográfica e recentemente foi descoberto por brasileiros como um ótimo local para o aprendizado ou aperfeiçoamento do inglês e viajar pelas cidades europeias.
Mas informações sobre curso: sprachcaffe.com
Saiba mais:
Viagem de trem na Europa - Razões para viajar de trem pela Europa
Viajar de ônibus pela Europa
Aeroportos europeus destacam-se pelo acesso
Os vôos de baixo custo na Europa - Ryanair
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|