Comemorado anualmente no dia 27 de setembro, o Arthur’s Day, criado em 2009 , é uma homenagem ao criador daquela que é a cerveja preta mais famosa e consumida do mundo: a popularíssima
Guinness. A bebida e o seu criador, Arthur Guinness, são reverenciados por todos que superlotam os
pubs não só da capital
Dublin, como demais cidades da Irlanda.

O irlandês Arthur Guinness, criou a cerveja em 1759, após alugar uma fábrica em Dublin, dando início a produção da cerveja. Três anos mais tarde, em 1862, Guinness adotou a Harpa irlandesa como símbolo.
Com 253 anos de história, a cerveja Guinness é produzida com a mesma composição, quando da data de sua criação: Malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.
A Guinness é produzida localmente em 55 países e comercializada num total de 155. Ao redor do mundo, aproximadamente 170 mil pubs consomem 10 milhões de copos (Pints) de Guinness diariamente.
Além de ser a sexta cervejaria do mundo, a Guinness ainda é proprietária das marcas, Harpe, Kilkenny, Red Striper, kaliber e participações em fusões com cervejarias locais mundo afora. Suas vendas atingem a média de 2,7 bilhões de litros de cerveja por ano.

Neste ano, a emblemática marca de cerveja, lançou a campanha denominada:
"Pintar a cidade de preto".
A força da marca Guinness é tão grande, que mesmo estando presente em outros países, muitos se deslocam para a Irlanda (Dublin em especial ), a fim de comemorar a data no local onde tudo começou.
Provavelmente, Arthur Guinness, por mais otimista que fosse, não poderia imaginar que sua cerveja, seria não só uma das mais consumidas do mundo, como um verdadeiro símbolo da Irlanda.
Saiba mais:
História da Cerveja
Guinness Store House em Dublin
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|