Roma, a Cidade Eterna, antiga capital do Império Romano e sede da Igreja Católica (Vaticano) possui uma rica história que se reflete nos seus muitos pontos turísticos.
É importante para o turista ter em mente que os meios de transportes em Roma não são os mais eficientes. As ruas são apertadas, tendo muitas vezes o pedestre que compartilhá-las com veículos, o metrô não é extenso, e ainda há muitas ladeiras. Porém, se você não tem problemas de locomoção, pode fazer boa parte do seu roteiro turístico a pé, uma vez várias atrações turísticas estão próximas umas das outras. Por isso, nesse roteiro turístico colocarei em um mesmo dia atrações próximas, que podem ser percorridas a pé.
1o Dia - Benção Papal e Castelo de Santo Ângelo

Benção Papal
|

Castelo de Santo Ângelo
|
Todos já escutamos a expressão “é como ir à Roma e não ver o Papa”. Então, começaremos nosso roteiro turístico de Roma pela Benção Papal na praça de São Pedro, no Vaticano. A coloquei no
1o dia, mas como a Benção Papal acontece aos domingos ao meio-dia, pode cair em qualquer dia do roteiro turístico de Roma.
A Benção Papal é uma grande festa, com uma multidão de peregrinos de vários países e suas bandeiras. O Papa dá a benção em vários idiomas, inclusive o português.
Depois da Benção Papal você notará uma enorme fila se formando para visitar a Basílica de São Pedro. Realmente trata-se de uma atração imperdível, mas aconselho a deixá-la para outro dia em que esteja menos cheia.
Uma boa opção é visitar o Castelo de Santo Ângelo (Castel Sant’Ângelo), também conhecido como Mausoléu de Adriano, próximo ao Vaticano. Ele foi iniciado em 135 d.C. pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano), e foi concluído por Antonino Pio em 139. Depois da conclusão sua função passou a ser militar, como fortaleza.
O Castelo de Santo Ângelo proporciona linda vista da cidade de Roma e do Vaticano. Vale à pena ver o pôr do sol de seu terraço superior.
2o Dia - Trinità dei Monti, Fontana de Trevi, Templo de Adriano, Panteão e Piazza Navona
No 2o dia de nosso roteiro turístico por Roma começaremos pela igreja Trinità dei Monti, concluída em 1587, um dos cartões postais de Roma com seus importantes afrescos. Ela está localizada acima da Piazza di Spagna, ligando-se a ela pela monumental escadaria chamada Espanhola.

Fontana di Trevi
|

Cúpula do Panteão
|
Da Piazza di Spagna podemos seguir para a Fontana
di Trevi, o mais belo e romântico local de Roma. A beleza dessa fonte é única! Sem dúvida um local mágico com suas impressionantes esculturas sobre a água azul. É tradição jogar uma moeda de costas na fonte e fazer um pedido. Dá vontade de não deixar o local, mas há muito mais para ver em Roma, e deve ser horário de almoço. Sugiro o restaurante Quirino, próximo à fonte.
Depois do almoço, seguimos para o Panteão, passando pelo Templo de Adriano concluído em 145 d.C. pelo seu sucessor Antônio Pio. O nome Panteão significa “todos os deuses”, e originariamente foi um templo os deuses romanos. É a única construção da época da Roma Antiga em perfeito estado de conservação. O Panteão original foi construído em 27 a.C. e destruído por um incêndio em 80 d.C. Ele foi reconstruído em 125 d.C. pelo imperador Adriano e é famoso pela sua cúpula. Sua arquitetura é um marco com sua estrutura que resistiu aos séculos.
Do Panteão podemos seguir para a Piazza Navona, uma das mais famosas praças de Roma. Ela tem duas fontes com belas esculturas e é cercada por muitos restaurantes. Nessa altura já deve ser hora do jantar! Ao invés de escolher um dos muitos restaurantes na Piazza Navona, mais turísticos, aconselho a Pizzeria da Baffetto na via del Governo Vecchio 114. Sem dúvida uma experiência única, as pizzas são deliciosas e o garçom é uma figura! Vai te colocar em uma mesa com pessoas que nunca viu, mas é muito divertido!
3o Dia - Museus do Vaticano e Basílica de São
Pedro

Museus do Vaticano
|

Basílica de São Pedro
|
Voltemos ao Vaticano. Não poderíamos deixar de visitar a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano!
Uma dica fundamental: compre seu ingresso para os Museus do Vaticano (é um complexo de museus, mas juntos em um só local) antes
pela Internet. A fila para comprar os ingressos é grande, de verdade! Com seu ingresso já comprado economizará algumas horas em seu roteiro turístico de Roma.
Os Museus do Vaticano são muito lotados, mas uma atração imperdível. Você anda seguindo o fluxo de visitantes, como que levado pela multidão. Nele estão algumas das principais esculturas da Roma Antiga (com as genitálias cobertas por ordem papal).
O ápice da visita é a Capela Sistina, com seus afrescos pintados por Michelangelo. São proibidas fotos no interior da Capela Sistina.
A Basílica de São Pedro, a maior das igrejas do cristianismo, é uma imensa obra de arte. É bela para qualquer local que olharmos. Sob o altar da basílica está enterrado São Pedro, o primeiro Papa. Na Basílica de São Pedro estão várias obras primas, como A Pietà de Michelangelo, a estátua em bronze de São Pedro por Arnolfo di Cambio, o túmulo do papa Inocêncio VIII por Antonio Pollaiuolo, entre outras. A cúpula da basílica, projetada por Michelangelo, é magnífica.
Após a visita, podemos subir para a cúpula e a parte superior da Basílica de São Pedro. Há dois tipos de ingresso, com ou sem elevador. É preciso saber que o elevador leva apenas até parte da subida, na cúpula da basílica. Para seguir adiante só pelas escadas ou então retornar. Os que têm pernas para seguir são premiados com lindas vistas do alto da basílica.
4o Dia – Coliseu, Palatino, Fórum Romano e Termas de
Caracala

Coliseu
|

Termas de Caracala
|
Começamos o dia por uma das maiores glórias da Roma Antiga, o Coliseu. Construído entre 70 e 90 d.C., foi o maior estádio da antiguidade, podendo receber até 50 mil espectadores.
Em frente ao Coliseu está o monte Palatino, uma das sete colinas de Roma. Nele se encontravam os palácios de Augusto, Tibério e Domiciano.
Do Palatino vamos até o Fórum Romano. Hoje em ruínas, era o centro comercial da Roma Imperial. Entre as ruínas se encontram templos, basílicas e arcos.
Uma pouco mais distante estão as impressionantes Termas de Caracala, construídas entre 212 d.C. e 217 d.C., durante o governo do imperador romano Caracala. Grande parte de sua estrutura ainda se encontra conservada, e podemos ter uma noção de como eram as termas na Roma Imperial.
Cidades Próximas a Roma
A partir de Roma é possível visitar muitas cidades interessantes. A melhor poção é ir de trem, um transporte rápido e eficiente. A partir de Roma Termini, algumas cidades mais próximas para visitar:
* Nápoles: 1h10m de viagem, próxima de Pompéia e Capri
* Florença: 1h30m de viagem.
* Pisa: 2h30m de viagem.
Saiba mais:
Roma - Pontos turísticos
Vaticano - Fotos de Pontos Turísticos
Vaticano - Pontos turísticos: Basílica de São Pedro, Museus do Vaticano e Praça de São Pedro
Pisa - Turismo, Torre Inclinada, pontos turísticos e fotos
Genova, charme e beleza no norte da Itália
Galleria Vittorio Emanuele II em Milão: O shopping mais antigo do mundo
Duomo di Milano, a segunda maior catedral da Europa
Milão: Muito mais do que uma cidade da moda
Florença - Turismo, pontos turísticos e fotos
|