A fama de Portugal não passa somente por sua maravilhosa culinária. Não é de hoje, que os vinhos portugueses são referência e não é por acaso. A qualidade dos vinhos portugueses tem fama internacional. Qualidade e diversidade. Sorte dos apreciadores do bom vinho, que tem à sua disposição, uma variedade de opções e preços dos mais variados. Aliás, também no aspecto financeiro, os vinhos portugueses agradam a todos. Nas redes de supermercados e lojas especializadas, podemos encontrar vinhos de reconhecido valor, a partir de 2 euros. Sem dúvida alguma, Portugal é um dos líderes (se não for o primeiro colocado), quando pensamos em vinhos dos mais variados tipos e com preços realmente incríveis.

A fama do vinho português está entre os melhores do mundo, tem procedência. Seguindo um caminho contrário a uniformização do mercado, que produzem vinhos com perfil semelhante e elaborados com a mesma casta, Portugal surge como uma excelente opção para aqueles que procuram vinhos com qualidade e com aromas e sabores regionais, diferenciando-se totalmente dos vinhos “globais”. O diferencial na qualidade dos vinhos portugueses assenta num rico e diversificado patrimônio de castas tradicionais.
Os vinhos portugueses são muito fáceis de agradar, a grande experiência adquirida ao longo do tempo, aliada a tecnologia industrial que aumentou muito nos últimos anos, fez o vinho português evoluir muito e ser reconhecido no mercado com um dos melhores do mundo.
Portugal é um dos principais produtores mundiais de vinho, sendo ainda, um dos produtos de exportação mais importantes do país (aproximadamente 140 mil euros por ano ), mais de 200 mil postos de trabalho ( apenas no setor de produção), cerca de 300 mil explorações vitivinícolas e uma produção média anual de cerca de 10 milhões de hectlitros, dos quais perto de um quinto se destina a exportação. No entanto, a produção tem altos e baixos, o que leva que com Portugal tenha por vezes importar vinho para garantir o atendimento do mercado interno, sem deixar de lado os compromissos externos assumidos.

Em sua viagem por terras portuguesas, não faltarão oportunidades para apreciar um dos produtos que dão fama a Portugal. Seja num típico restaurante, ou adquirindo nas inúmeras redes de supermercado e lojas do ramo para beber no hotel. O vinho fará parte de sua viagem pela terra do fado e tantas outras atrações, pois é uma paixão e um orgulho nacional. De fato, o vinho faz parte da história portuguesa (com certeza, opá)!
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|