Também conhecida como a Paris do norte europeu, Riga, capital da Letônia, é a mais cosmopolita dos estados bálticos (Vilnius, na Lituânia, e Tallin, na Estônia, são as outras duas capitais dos respectivos países). É uma cidade de encher os olhos, face tanta beleza. Suas ruas são o reflexo da Letônia: Uma bela combinação de natureza, história e modernidade.
Descobrir Riga, cidade com aproximadamente 700 mil habitantes, é ter compreensão sobre os séculos que a cidade esteve sob domínio de alemães, poloneses, suecos e russos.
É possível perceber a influência cultural que esses povos deixaram na arquitetura e no povo letão.

Elétrico de Riga: Como em várias capitais da Europa, eficiente e confortável
Uma cidade surpreendente
Um dos motivos que faz com que Riga cative o turista, tão logo chegue na cidade, é uma mistura de elementos que a tornam muito agradável. Arborizada, com parques em abundância, a beleza do rio Daugava e seus canais, bons restaurantes, vida noturna e um centro histórico digno de uma grande capital. Os prédios e seus monumentos ao mesmo tempo que confirmam ser Riga uma cidade antiga (812 anos), dão um charme todo especial á capital da Letônia e que irá surpreender quem visitá-la.

Praça no centro histórico de Riga, com suas casas típicas
Uma variedade de estilos
O centro histórico de Riga é de fato belíssimo. A arquitetura oferece uma variedade interessante de estilos e épocas, do medieval ao gótico e ao art nouveau, sendo que os prédios neste estilo, foram renovados com esplendor e elevados à patrimônio da humanidade pela Unesco. Os prédios cinzentos – ainda do tempo da ocupação russa – fazem parte do cenário da cidade, mas vão pouco a pouco desaparecendo.

Prédio típico e a igreja de S.Pedro ao lado, uma das torres da cidade, onde o turista poderá ter uma melhor idéia da cidade
Um dos locais mais visitados de Riga, é a igreja de
São Pedro, uma das torres da cidade e local de onde pode-se contemplar uma linda vista da capital da Letônia.

Hotel tradicional em Riga
O centro histórico de Riga, como em outros países da Europa, conta com um bom número de hotéis. Entre esses, destaque para o Viesnica, um dos mais luxuosos e obviamente, dos mais caros.

Opera Nacional
Localizado também na região do centro histórico,em frente ao parque Bastejkalns, encontra-se o Ópera Nacional. O teatro foi construído em 1863 pelo arquiteto de São Petersburgo, Ludwig Bohnstedt. O Ópera passou várias vezes por reformas. A primeira, após um incêndio ocorrido em 1882, com as obras iniciando nesse ano e sendo concluídas em 1887. A segunda entre 1957/1958 e a terceira entre 1991/1995 (após a independência).
Um moderno anexo foi incorporado ao Ópera Nacional em 2001, com capacidade para 300 lugares. O Opera se notabiliza pelas apresentações de ballet, com a presença constante de bailarinos de renome internacional e cantores de ópera de destaque no meio. Os preços das apresentações são bastante acessíveis, permitindo que todos possam ter acesso a grandes espetáculos. É comum a presença de crianças ao lado de pais e avós nas apresentações, sejam de ballet ou de ópera.
Monumentos de Riga

Monumento da Liberdade
Entre os inúmeros monumentos de Riga, destaque para o Monumento da Liberdade, um memorial construído em honra dos soldados mortos em ação durante a Guerra da Independência da Letônia e situado na região do parque Bastejkalns.
Inaugurado em 1935, é para o povo letão, um importante símbolo da liberdade, da independência e da soberania do país. O monumento, em granito de 42 metros de altura, composto ainda por travertino (uma rocha calcária utilizada na construção de vários monumentos pelo mundo) e cobre, frequentemente serve como ponto central de encontros públicos, cerimônias oficiais e manifestações.

A guarda
A guarda protege o monumento da Liberdade e assim como ocorre em outros países, diariamente ocorre a troca da mesma, o que é uma outra atração.

O parque com seu canal congelado
O parque Bastejkalns é um dos maiores da cidade e além da beleza do local, é famoso por contar com o Monumento da Liberdade, o Opera nacional e o canal Ridzene.

Comum em várias capitais da europa, riga também tem a sua ponte dos cadeados, localizada no parque
Comum em várias capitais da Europa, Riga também possui a sua ponte de cadeado. O local, um dos pontos mais procurados pelos turistas, está localizada também no parque Bastejkalns.

O pequeno trem que faz ummini-tour pelas ruas do centro antigo de Riga
Uma das atrações da parte antiga de Riga, é o mini-tour realizado no pequeno
trem

Royal Hotel
Outro dos muitos hotéis luxuosos do centro antigo da cidade (Royal Hotel).

Feirinha
Pessoas passeando por uma das feirinhas com artigos para combater o intenso frio que faz no inverno da Letônia.

Passagem subterrânea
A passagem subterrânea com lojas e paredes com grafite, separa o centro antigo, da outro lado da cidade, local do mercado popular, da rodoviária de Riga (local de onde saí ônibus para toda as partes da
Europa).

Riga e suas ruelas
Riga pode não ser uma das maiores capitais da Europa, mas não deve em nada as mais famosas capitais do continente europeu. Uma cidade que por tanta beleza, história e atrações, merece ser visitada e apreciada com detalhes.
Saiba mais:
Transportes em Riga
Mercado Central de Riga
Uma aventura entre os Países Bálticos e a Rússia
Taganrog - A bela cidade do sul da Rússia
São Petersburgo - Um pouco da sua história
Aeroporto Internacional de Pulkovo em São Petersburgo
O metrô de São Petersburgo
O Dia da Vitória: 9 de maio, data especial para a Rússia
Maslenitsa: carnaval russo movido a panqueca e vodka
Moscou, uma cidade impressionante
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|