Rüdesheim am Rhein é uma pequena cidade da
Alemanha localizada à margem direita do rio Reno, região de Rheingau, declarada Patrimônio da Humanidade e um dos mais procurados pontos turísticos do país. Foi colonizada por celtas, romanos, alamanos e francos, de cujas culturas são preservados em seus arredores dezenas de sítios arqueológicos. O primeiro registro de povoamento em Rüdesheim data de 1074, mas o local só recebeu foro oficial de cidade mais de sete séculos e meio depois, em 1818. Os visitantes são atraídos pelas construções medievais, museus, centros de cultura, festivais. Um cenário celebrado, em particular, por seus vinhos (brancos, em primeiro lugar), além de castelos de ‘era uma vez...’, com suas lendas que retratam históricas realidades e incríveis fantasias.

As ruas estreitas são
caraterísticas de Rudsheim
|
Rüdesheim, distante 40 quilômetros de Wiesbaden, capital do estado de Hessen, é uma das mais pitorescas cidades alemãs. Suas ruas estreitas começam à margem do Reno e avançam transversalmente rumo às montanhas, a maioria delas espaços livres para pedestres, repletas de pequenas lojas e seculares edificações, predominantes em toda a área urbana, transbordando em charme especial aliado à estonteante beleza do famoso rio que margeia.

Igreja em Rudsheim
|
Impossível caminhar pelas ruas repletas de turistas em Rüdesheim sem ouvir a ‘Volksmusik’, a tradicional e alegre música alemã. Sem dúvida, um clima contagiante. As inúmeras lojinhas de souvenirs são uma festa aos olhos do(a) turista, instigando-o(a) a uma conferida, para alegria dos receptivos vendedores. Os quiosques com sanduíches – dos mais variados tipos de linguiça – sugerem providencial e oportuna parada, porque você ficará com água na boca. E o que dizer dos restaurantes típicos em Drosselgasse, coração da velha Rüdeheim, onde se pode apreciar as delícias da culinária alemã, tudo regado à base de saborosa cerveja ou vinho de maçã, imperdível prazer dos deuses?!!

As vinhedas fazem parte do cenário
|
Uma boa dica, durante sua permanência em Rüdesheim, além de, obrigatoriamente, conhecer a cidade a pé: ir até o Niederwald Denkmal, monumento que rememora a unificação, em 1871, de 39 diferentes reinos, ducados e cidades, autônomos e identificados, até então, pelo uso comum do idioma germânico. Esse processo unificador foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto Von Bismarck, com a instalação do II Reich alemão, ensejando ao novo estado, em pouco tempo, a vanguarda da economia europeia.
Por se localizar no topo da montanha, de frente para o rio Reno, o acesso até o monumento é realizado através de teleférico. Com lugares para apenas duas pessoas, as gôndolas suspensas fazem o trajeto em aproximadamente 10 minutos, um passeio repleto de emoção sobre extenso vinhedo. Aliás, com domínio absoluto da uva Riesling, com que são produzidos os renomados vinhos brancos no Vale do Reno, cujo destaque é a vinícola Schloss Johannisberg, nas colinas de Rüdesheim, célebre por seus 200 mil visitantes anuais. A exemplo dessa multidão de turistas, você, com certeza, terá imenso prazer em participar da degustação oferecida na adega do século XVII. Para completar, lá do alto do Monumento à Unificação alemã, a visão magestosa do rio serpenteando graciosamente na direção do Mar do Norte.
Em sua viagem de férias à Alemanha, agende uma passada pela charmosíssima Rüdesheim , uma garantia de inesquecíveis lembranças. Se preferir prolongar sua estada, terá à disposição dezenas de hotéis, dos mais populares e econômicos aos luxuosos, todos com aconchegantes acomodações, apropriadas a todos os
gostos (e bolsos, é claro).
Saiba mais:
Vale do Reno - Passeio, história, cultura
Wiesbaden: requinte e beleza à margem do Reno
Frankfurt - Pontos Turísticos
Alemanha - Pontos turísticos, turismo e cidades
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|