
Saint Patrick's Day em Dublin
|
O significado do Saint Patrick's Day
Comemorado no dia 17 março, o Saint Patrick's Day ( dia de Sao Patrício, padroeiro da Irlanda), é a data mais importante do país. Anualmente, milhares de pessoas se aglomeram no centro de
Dublin, para participar das festividades e assistir ao desfile de bandas, carruagens e carros alegóricos, shows de arte popular, peças teatrais e fogos de artifício nas principais vias públicas da capital. De caráter cívico-religioso
(o país tem população predominantemente católica), a festa atrai turistas de todas as partes do mundo, garantindo um clima ainda mais cosmopolita à metrópole irlandesa.
Saint Patrick teria nascido de rica família na localidade galesa de Banwen, Bretanha Romana, no século IV. Consta que, aos 16 anos, foi raptado por piratas e, conduzido à Irlanda, submetido durante seis anos a trabalhos forçados no campo. Conforme seus próprios escritos, "ouviu vozes ", que o estimularam a fugir do cativeiro. Mais adiante, as mesmas "vozes" o levariam à vida de missionário. Patrick tornou-se padre, dedicando-se à conversão dos irlandeses ao Catolicismo. Primeiro bispo da Irlanda, faleceu no dia 17 de março de 461, por volta dos 70 anos. Canonizado, face a milagres que lhe foram atribuídos, passou a ser venerado, a partir do Século VIII, como Santo Padroeiro e Apóstolo da Irlanda.
Entre os feitos decisivos para comprovar a santidade de Patrick
(Patrício), a lenda de que expulsara todas as cobras e outros animais peçonhentos do solo irlandês. Independentemente da crendice popular, a Ciência evidencia a inexistência de serpentes na Irlanda do pós-era glacial. Para a tradição católica, porém, a fama de ‘milagreiro’ atribuída a São Patrício levou-o à reverência nos altares católicos, transformando-o em protetor preferencial dos irlandeses.
A celebração do Saint Patrick's Day
em Dublin na Irlanda
Apesar da cultura católica multissecular e a preservação de tradicionais preceitos religiosos, com massivo comparecimento à missa matinal no
“Saint Patrick’s Day”, uma multidão de jovens sai às ruas logo cedo, contagiada pelo interesse na ‘festa profana’.
Interessante como a celebração mexe com os irlandeses. O sentimento patriótico sobressai através das milhares de bandeiras nas cores verde, branca e vermelha, desfraldadas nas ruas e fachadas de edifícios do centro de Dublin. O 17 de Março, incluído no calendário oficial desde 1903, já era evento religioso celebrado há séculos, embora o festival de folguedos populares, nos moldes atuais, tenha início recente, a partir de 1996, uma maratona de eventos desde as vésperas do feriado nacional.
O Festival de Saint Patrick, realizado num país repleto de ‘pubs’, um dos símbolos nacionais, enseja exacerbado consumo de bebidas alcoólicas, com destaque para a tradicional cerveja ‘Guiness’, líder absoluta e imbatível na preferência dos bebedores da “Ilha da Esmeralda”, referência singela dos irlandeses ao verde predominante na bucólica paisagem de seu país.
Muito além de Saint Patrick -
Turismo em Dublin
Em meio ao clima de descontração da maior festa da Irlanda, os turistas cuidam de empreender um ‘tour’ em Dublin, para um programa fugaz pelos marcos históricos da capital. Imperdível uma visita ao Trinity College, fundado em 1592 pela Rainha Elizabeth I (A Irlanda integrava o Reino Unido, do qual se separou no começo do século passado, tornando-se uma República). O Trinity é a maior Universidade do país e uma das maiores da Europa ocidental. Recentemente, foi classificada entre as ‘top 100’ da Europa (13ª) e do mundo (49ª). Localizada em terreno de dezenove hectares, no coração de Dublin, dispõe de instalações do mais alto nível de pesquisa e esportes, abrigadas em prédios antigos e modernos, com linhas arquitetônicas que atestam sua beleza histórica.
Centro de arte e cultura, Dublin dispõe de outros relevantes atrativos que não podem ser excluídos no roteiro do visitante. Entre eles, o National Museum, a National Gallery e o Irish Museum of Modern Art.
Nos quesitos ‘badalação’ e ‘culinária’, o Temple Bar é o ‘numero um’, com seus restaurantes típicos e, claro, os famosos ‘pubs’, nao só degustar uma bebida típica, mas também ouvir a genuína música irlandesa (irish music).
Se sobrar tempo e fôlego, um pulo à fábrica da campeoníssima Guinness
(Guinness Store
House) será boa opção. Lá, o visitante acompanhará o processamento da cerveja escura mais famosa do mundo,com direito a prová-la, no último pavimento da fabrica, com bela vista panorâmica da capital.
Dublin oferece tudo que se pode desejar de uma cidade europeia permeada de tradição e modernidade: história, cultura, lojas, bons restaurantes e ‘pubs’, com simpatia e amável acolhimento de seus habitantes, amistosos e educados.
Fotos do Saint Patrick's Day em
Dublin na Irlanda

Celebração do Saint Patrick's Day em Temple bar, área dos Pubs.

Celebração do Saint Patrick's Day em Grafton street, rua de pedestres
em Dublin.

Público assistindo a celebração do Saint Patrick's Day

O sentimento patriótico sobressai através das milhares de bandeiras.
Saiba mais:
Guinness Store House em Dublin
Dublin Bus Tour - Um passeio imperdível
Limerick : a vibrante cidade ribeirinha
Hard Rock Café Dublin
Arthur’s Day - Homenagem ao criador da cerveja Guinnes
Um final de semana em Dublin
Letterkenny no condado de Donegal, Irlanda
Castelo de Donegal na Irlanda
Elegância nas Docas de Dublin
O rio Liffey em Dublin e suas inúmeras pontes
Transportes públicos em Dublin
Bray, na Irlanda, onde o mar e o verde se encontram
Pub irlandês - O que é esse símbolo nacional da Irlanda
Dublin, a cidade dos parques
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|