Visitar Moscou é se deparar com obras grandiosas a cada instante.Tudo aqui chama atenção e isso talvez seja a impressão principal que temos ao andar pelas ruas e avenidas da capital da Rússia. O metrô da cidade não só confirma essa realidade, mas vai mais longe. Não é um simples metrô que o passageiro utiliza apenas como meio de transporte, mas para admirá-lo e admirá-lo com calma, prestando atenção nos detalhes, como se estivesse numa galeria de arte.

Com tamanha beleza, natural que o metrô de Moscou
não seja apontado como um dos mais bonitos do mundo. Sua construção, não foi uma simples obra de transporte público. Com ele, Stálin queria mostrar, até onde a União Soviética era capaz de chegar.

Um exemplo que justifica ter sido o metrô uma obra especial para Stálin, foi a frase utilizada por Lazare kaganovitch, ministro de transportes da então União Soviética, durante seu pronunciamento na inauguração da primeira linha do metrô de Moscou, em maio de 1935: “A vitória do metrô é a vitória do socialismo“.
Stálin, que presidia a festa solene e assumira o total controle do país, após a morte de Wladimir Lênin, em 1924, estava orgulhoso por ter resolvido o problema do
transporte público na capital russa, mas ao mesmo tempo, mostrar ao mundo, a força do bloco soviético.

O metrô foi projetado para demonstrar um alto grau de desenvolvimento técnico, industrial e estético,
que teoricamente, só poderia ser atingido com o comunismo. O resultado da megalomania de Stálin, pode ser vista até hoje na capital russa. Os palácios edificados nas profundezas da cidade, imediatamente receberam da propaganda o título de “O melhor e mais belo metrô do mundo“. Aliás, além de aparentemente ser fácil reconhecê-lo com tal denominação, o funcionamento e o conforto de seus carros também lhe dão um grau elevado.

Com 185 estações divididas em 12 linhas, o metrô de Moscou está permanentemente com grande fluxo. São cerca de 9 milhões e 200 passageiros a utilizá-lo diariamente, o que o torna o maior do mundo por densidade de passageiros. Nem a correria do dia a dia, faz com que os locais não deixem de admirar ainda que rapidamente, tamanha obra-prima.

Também em extensão, o metrô da capital da Rússia, só perde para
Nova York, Londres,
Paris, Tóquio e Seul.

Ousadia, inventividade arquitetônica e também ostentação, são palavras utilizadas para definir os aspectos envolvidos na construção do metrô de Moscou. Entretanto, seja qual foi o objetivo central de sua construção, a verdade é que essa obra além de ser um transporte público eficiente, é um dos cartões postais da cidade.
Saiba mais:
O Dia da Vitória: 9 de maio, data especial para a Rússia
Maslenitsa: carnaval russo movido a panqueca e vodka
Moscou, uma cidade impressionante
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|