Impressionado. Essa é a palavra que melhor reflete o que sentimos ao chegar na capital e maior cidade da Rússia. Com população beirando os 11 milhões de habitantes, o que a torna uma das maiores metrópoles da Europa,
Moscou chama a atenção no primeiro contato com seus e enormes prédios e avenidas largas.

Assim descemos na estação central de Moscou, os prédios e demais construções impressionam
Assim que chegamos no aeroporto de Domodedovo, a conexão com o centro de Moscou é facilmente realizada em confortáveis trens. Ao chegar em uma das principais estações da cidade (Komsomol Skaya), logo percebemos como tudo por aqui é grandioso. Prédios que se não irão agradar a todos, causarão impacto, face sua dimensão e a imponência da obra. Conversando com alguns russos, fui informado que a ideia de construir prédios, monumentos e largas avenidas, foi um meio de Stálin mostrar um pouco do poderio soviético.

Conforme andamos, mais edifícios no melhor estilo russo
Próximo da estação Komsomol Skaya, há conexão com a extensa linha de
metrô da cidade. No trajeto, mais prédios no melhor estilo russo.

A cidade possui amplas avenidas
Uma das características de Moscou, são suas amplas avenidas. Boa parte dessas avenidas são intransponíveis pela superfície. No quesito segurança, os motoristas russos deixam a desejar e nem sempre o respeito ao pedestre é algo peculiar. Por precaução, melhor acessar uma das passagens subterrâneas, existentes praticamente a cada esquina. Nessas passagens, um bom momento para dar uma conferida nos vários produtos comercializados nos quiosques. As ofertas vão desde lanches rápidos a roupas e eletrônicos.

Igrejas ortodoxas fazem parte do cenário da cidade
Um dos maiores símbolos do país, são as igrejas ortodoxas. Consequentemente, encontrar alguma durante seu passeio pelas ruas de Moscou, será algo bem comum. A beleza desses templos é algo á parte. Impossível não parar para observar com detalhes e claro, tirar algumas fotos ou fazer uma filmagem como lembrança.

Nas proximidades da praça vermelha, a ponte sobre o rio Moscou
Bem próximo da Praça
vermelha, uma das pontes sobre o rio Moscou. Contando com passeios diários e com diferentes tipo de embarcações (os mais caros e os mais em conta), o tour pelo rio é mais do que indicado, pois irá possibilitar uma outra visão da capital russa, passando por inúmeros locais importantes, os parques Gorki e Vorobevy Gory, o convento Novodevichy, a catedral de Cristo Salvador e a antiga fábrica de chocolate Red October. Imperdível!
O Alma Carioca, irá permanecer na Rússia e mostrar muito mais sobre essa fantástica cidade que é Moscou. Não apenas Moscou, mas em outras cidades como Taganrog, na região sul e Volgogrado, uma das mais importantes do país.
Saiba mais:
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|