A avenue des Champs-Élysées (avenida dos Campos Elíseos) é sem dúvida alguma, uma das maiores referências de Paris. A imponente e belíssima avenida, com seus inúmeros restaurantes, cafés,
cinemas, casas de shows, lojas de griffe e as famosas árvores de castanheiros-da-índia é ponto obrigatório de qualquer roteiro pela cidade
luz. Não é a toa que é conhecida pelos franceses como La plus belles avenue Du monde (a avenida mais bela do mundo).

Com 71 metros de largura, por 1,9 km de comprimento, a Champs–Élysées teve seus primeiros trechos construídos em 1667, pelo arquiteto Le Nôtre. Seu prolongamento ocorreu durante o século XVIII. Além de inúmeras atrações é local de grandes desfiles patrióticos e eventos esportivos, como a chegada da Volta da França e largada e chegada da maratona de Paris.

A Champs-Élysées inicia-se na Place de la Concorde, junto ao Obélisque de Louxor e próximo a outros monumentos da capital francesa, como o Museu do Louvre e os Jardins das
Tulherias. Uma boa ideia de passear a pé pela avenida é sair da Place de la Concorde, onde o rei Luís XVI e sua mulher, Maria Antonieta foram guilhotinados. Percorrendo toda sua extensão, chegasse ao Arco do Triunfo (Arc de Triomph). Desta forma, o turista poderá apreciar e ter a real dimensão da beleza deste cartão postal de Paris.

Ainda no início do passeio a pé, há muito para se admirar. Além da beleza das árvores e construções, nos deparamos com lojas de marca, como a Abercrombie & Fitch, inaugurada em 2011 e que atrai diariamente dezenas de pessoas.

No percurso pela Champs-Élyées, a presença de estações de metrô. Através deste transporte muito eficaz na capital francesa, se locomover é muito fácil.
São 16 linhas na cidade, com mais de 300 estações.

Diante de tanta beleza, um momento para mais um registro da avenida mais bonita e famosa de Paris.

O movimento de pessoas de todas as partes do mundo faz parte do cenário diário da Champs-Élyées.

Durante o passeio, muitos restaurantes marcam presença na avenida, sendo um convite para apreciar a culinária francesa e repor as energias visando o prosseguimento do percurso até o Arco do Triunfo.

Casa especializada em pães, incluindo o famos baguete, indispensável no dia a dia de qualquer francês. Um fato comum é presenciarmos pessoas sentadas nos bancos disponíveis na avenida e apreciando a famosa iguaria francesa.

Apesar de um grande número de lojas famosas na avenida, ter um estabelecimento na Champs-Élyées continua sendo um privilégio. Alugar ou adquirir um imóvel na região não é para muitos.

Finalmente no Arco do Triunfo. O monumento, construído em comemoração das vitórias militares de Napoleão Bonaparte – Napoleão ordenou sua construção em 1806 -, é ainda ponto de partida ou passagem das principais paradas militares e manifestações. Localizado na praça Charles de Gaulle, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa. Do topo do Arco do Triunfo a vista da Champs-Élyées e imediações é deslumbrante.
Saiba mais:
Paris - Roteiro turístico de 5 dias
França - Pontos turísticos, cultura
Paris - Fotos de pontos turísticos
Estrasburgo na Alsácia: Terra de queijos, vinhos e… cerveja
Culinária Francesa
Transportes de Paris
Os melhores meses para visitar Paris
Beaune, a capital do vinho da Borgonha
Rue de Rivoli
Bairro de Saint-Michel em Paris
Rio Sena: um outro olhar da Cidade Luz
Um domingo no rio Sena, Paris
Bairro de Montmartre em Paris - Basília de Sacré-Coeur, Moulin Rouge
Place Du Tertre em Montmartre - Artes e restaurantes
Ilha de Saint Louis, requinte e história no coração de Paris
Jardins de Monet - Como chegar, fotos
Marselha na França - Turismo, pontos turísticos e fotos
Nice na França - Turismo, pontos turísticos e fotos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|