Afirmar que São Petersburgo, é uma das cidades mais lindas da Europa, não é nenhum exagero. A ex-capital do império Russo, transpira nobreza e glamour. Largas avenidas e canais fazem parte do cenário da cidade, que possui um centro histórico e o grupo de monumentos tombado pelo Patrimônio mundial da UNESCO.
São Petersburgo conta com 4,6 milhões de habitantes, sendo que mais de 6 milhões vivem nas cercanias. A segunda maior cidade da
Rússia e quarta maior do continente é um dos maiores centros da culturais da Europa e um importante porto russo no mar Báltico.

Uma das cidades mais bonitas da Europa
São Petersburgo é uma cidade Russa de traços imponentes. Forte, elegante e fria. Sim, uma cidade fria, com um inverno dos mais rigorosos do país. Quem não é muito fã do frio, deve evitar essa época para visitá-la, já que as temperaturas no inverno, chegam facilmente a 20,25 graus negativos.
Um pouco da história da cidade
Situada às margens do rio Neva, São Petersburgo foi fundada pelo czar Pedro I, o grande, em 16 de maio de 1702, justamente para ser a capital dos czares. O império dos czares durou de 1547 a 1917 e teve como seu primeiro
imperador Ivan IV, coroado em 18 de março de 1547, aos 16 anos de idade, e se auto proclamando o Czar da Rússia
(Tsar em russo e que tem o significado de “imperador”). Ivan IV, ficou conhecido como Ivan, o terrível, em consequência da extrema crueldade que marcou o seu governo.
A cidade é banhada por 86 rios, canais de 300 quilômetros de longitude e mais de 100 ilhas na parte delta do rio neva. Nomeada capital da Rússia em 1712, São Petersburgo teve vários nomes: em 1914, Petrogrado, Leningrado em 1924, após a morte de Lênin, retornando a se chamar São Petersburgo em 1991.

Comum em toda Rússia, igerjas ortodoxas e demais monumentos que a tornam ainda mais bonita
Considerada a cidade mais cosmopolita da Rússia, são Petersburgo é uma daqueles lugares que caminhar calmamente, observando detalhadamente a beleza de seus canais, igrejas e palácios, se faz necessário. Aliás, o que não faltam na cidade, são palácios, todos ricos e grandiosos, bem ao gosto do monarca.

São Petersburgo, já é uma das cidades mais visitadas da Europa
De forte veia literária, muitas atrações turísticas referem-se a locais onde alguns dos inúmeros escritores russos se encontravam ou viveram. Entre esses escritores, Belinsky, Dostóivski, Saltykov-Schchedrin e Tchernichévski.
São Petersburgo merece ser explorada ao máximo e o Alma Carioca, apenas inicia uma série de matérias com essa cidade de riquíssima arquitetura e atrações por onde se ande.
Saiba mais:
Uma aventura entre os Países Bálticos e a Rússia
Aeroporto Internacional de Pulkovo em São Petersburgo
O metrô de São Petersburgo
O Dia da Vitória: 9 de maio, data especial para a Rússia
Maslenitsa: carnaval russo movido a panqueca e vodka
Moscou, uma cidade impressionante
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos
Taganrog - A bela cidade do sul da Rússia
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|