Viajar significa entre outras coisas, a possibilidade de conhecermos novas culturas, hábitos e comportamentos de um povo. A culinária está inserida neste contexto e como o Alma Carioca marca presença na capital inglesa, iremos abordar a típica comida britânica, a fim de deixar nosso público a par dos sabores da Inglaterra.
A comida típica na Inglaterra inclui “fish and chips”, que tratá-se de peixe frito empanado, acompanhado de batata frita e vinagre. O vinagre proporciona um sabor azedinho na batata frita, sendo opcional. Outra refeição muito apreciada na região é o “beans on toast, torrada de pão fatia, coberta com feijão em molho de tomate. “Beans on toast” é uma refeição bem simples e popular, sendo a preferida entre os estudantes, face a facilidade de preparar e por ser rica em vitamina B.
O almoço ou jantar tradicional britânico é o “roast dinner”. Composto por fatias de carne assada é acompanhado por verduras cozidas, batata assada e yorkshire puddin (uma panqueca ao forno) com molho de carne servido por cima. O almoço e o jantar tradicional da Inglaterra incluem tortas salgadas de galinha ou carne bovina, suína ou de carneiro (uma das mais apreciadas do povo inglês).
Essas tortas são feitas com um ensopado de carne, sendo posteriormente colocados dentro de uma torta ou massa folheada e assados. A torta é servida quente e com verduras.
O tradicional café britânico

O típico café britânico, apreciado não somente na Grã-Bretanha, mas também na Irlanda (República da Irlanda) – face ter sido colonizada pela Inglaterra – é composto de um PF (prato feito) com bacon, salsicha, tomate, cogumelo grelhados com ovos fritos, feijão cozido e black pudding grelhado em fatias (Black pudding é um tipo de salsicha feita de sangue bovino cozido). Para complementar tudo isso, suco de laranja e uma xícara de chá preto (de origem indiana) com leite ou puro. o típico café britânico é definitivamente consistente.
Mesmo fazendo uso do seu tradicional café, os ingleses também apreciam em sua primeira refeição diária, cereal com leite ou torradas com os mais variados tipos de recheio incluindo: manteiga, geleia de frutas, pasta de amendoim ou chocolate, marmite (uma pasta marrom com sabor salgado e picante, semelhante ao molho de soja).
É a refeição usada no dia a dia, pois o tradicional café britânico, muito rico em proteínas e calorias, não deve ser consumido diariamente.

A surpresa para o turista brasileiro, não se restringe ao fato do café britânico tradicional possuir ingridientes incomuns ao nosso habitual café da manhã brasileiro. Não, não apenas isso. Como se não bastasse ter feijão no primeiro prato do dia, esse feijão ainda é enlatado e levemente adocicado. Isso não significa entretanto ser uma refeição de gosto duvidoso, apenas diferente e como turista, como uma pessoa que quer vivenciar novas culturas, pode ser algo diferente e até interessante.
Saiba mais:
Londres - Turismo e Pontos turísticos
A noite de Londres
A noite em Londres - Bares e restaurantes mais badalados da capital inglesa
Londres - Na rota do Queen’s Walk (Caminho da Rainha)
Londres - Tower Bridge Experience, Green Park, London City, The Gerkin e Canary Wharf
Londres - Pontos Turísticos Big Ben, Palácio de Westminster, London Eye, Picadilly Circus, Saint James Park
Londres Olímpica
Londres - Fotos de pontos turísticos
Estrasburgo na Alsácia: Terra de queijos, vinhos e… cerveja
Culinária Francesa
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca.
|