Com 11 mil habitantes, a pequena Fátima integra o distrito de Santarém, no centro de Portugal. Centro de peregrinação de católicos de todo o planeta, tudo começou com a notícia de que, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917, três crianças
(Lúcia e os primos Francisco e Jacinta), que faziam o pastoreio de ovelhas da família, tiveram seguidas visões da Virgem Maria, em local ermo conhecido por Cova da Iria, nos arredores do vilarejo. As alegadas aparições aos pastorinhos, recebidas inicialmente com incredulidade, foram encaradas com reserva pelas autoridades eclesiásticas, até, décadas depois, definitiva manifestação do Vaticano.
Atraídas pela novidade, multidões de fiéis católicos passaram a acorrer ao local. O culto à Virgem do Rosário de Fátima proporcionou o desenvolvimento da bucólica aldeia, na região do Vale do (rio) Tejo, logo elevada a cidade, onde foi erigido um Santuário visitado anualmente por milhões de peregrinos de além-mar, Brasil à frente. Sobre os pastorinhos que receberam as visões da Virgem de Fátima: os irmãos Francisco e Jacinta Marto morreram na infância, vitimados pela gripe ‘espanhola’ que assolou a península Ibérica no começo do século passado; a prima Lúcia de Jesus dos Santos, depois Irmã Lúcia do Coração Imaculado, da Ordem das Carmelitas Descalças, quase chegou ao centenário, falecendo em 13 de fevereiro de 2005, aos 98 anos.

Foto da Basílica do Santuário de Fátima
PEREGRINAÇÕES
Anualmente, o Santuário de Fátima recebe cerca de cinco milhões de visitantes, com maiores contingentes entre 13 de maio e 13 de outubro, período comemorativo às supostas aparições da Virgem Maria aos pastorinhos. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário
(70 metros de comprimento por 37 de largura) foi edificada em estilo neobarroco, área mais imponente do santuário onde os peregrinos têm acesso aos túmulos de Irmã Lúcia do Coração Imaculado e seus primos Francisco e Jacinta Marto.

Foto do interior da Basílica
Compõem o Santuário a Capelinha das Aparições, o Recinto – Esplanada do Rosário e as Colunatas – conjunto arquitetônico que liga a basílica aos edifícios do complexo eclesial: casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, Praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada em 13 de outubro de 2007.

Igreja da Santíssima Tirndade: 8000 lugares
Independente do aspecto religioso (e também por conta dele), Fátima transmite ao visitante toda a força mística de sua aura transcendental. Com efeito, nem o borburinho das rotineiras aglomerações de fiéis rompe o contido ambiente de tranquilidade do lugar, cujo instante de maior enlevo espiritual ocorre por ocasião do acesso ao Santuário. Aqui todos são envolvidos por singular paz de espírito. Em Fátima, um dos maiores centros de efervescência da fé católica, respira-se, simplesmente, paz. Não importa sua crença. Fátima sugere que medite sobre a insondável dimensão da alma humana.
HOTÉIS E COMÉRCIO
Se você optar por hospedar-se na cidade, visando a conhecer, além do Santuário, a região periférica, Fátima possui hotéis para todos os gostos e bolsos, dos simples aos mais luxuosos – 4 estrelas -, com preços em conta.
O comércio local, além de restaurantes com as delícias da culinária
portuguesa - com certeza, possui dezenas de lojas de souvenirs religiosos, uma inesgotável variedade de recordações avidamente procuradas pelos
devotos (ou nem tão devotos assim) de Nossa Senhora do Rosário. Depois de conhecer Fátima, como voltar às origens sem uma prova
material (e sentimental) de que Você aspirou a religiosidade predominante no antigo Vale do Tejo?

Aldeia de Aljustrel
Se vier a Fátima no verão, o(a) turista poderá embarcar no pequeno trem
(para os portugueses, ‘minicomboio’) e visitar Aljustrel, aldeia distante 2km, onde nasceram os pastorinhos contemplados pelas visões da Virgem Maria, quase 95 anos atrás. Embora curto, o trajeto ferroviário proporciona uma paisagem singelamente rústica, com aldeias tradicionais, toscas moradias seculares em pedra, várias delas em ruína.
A cem quilômetros de Lisboa, Fátima é alcançada através da excelente estrada A1, ponto de parada obrigatória em sua próxima viagem a Portugal. Com as bênçãos de Nossa Senhora do Rosário, ó pá!
(Antônio Júnior, em 12/04/2012, para o ‘Alma Carioca’)
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|