Visando apresentar os aspectos mais importantes e atrativos para nossos leitores, o Alma Carioca segue sua viagem pela fantástica Rússia. Desta vez, iremos abordar a Igreja Ortodoxa Russa, uma das religiões com mais seguidores mundo afora (100 milhões em terras russas e 90 milhões ao redor do planeta).

Uma das mais importantes igrejas ortodoxas: A Catedral de São Basílio
Breve Histórico sobre a Igreja Ortodoxa
A Igreja Ortodoxa tem aproximadamente dois mil anos, contando-se a partir da igreja primitiva, ou mil anos, a partir do Cisma do oriente. O encontro, realizado em Constantinopla na
Turquia, no ano de 1054, definiu a ruptura entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja católica, por divergências que ocasionaram no distanciamento entre ambas e a separação definitiva.
Pesquisas recentes de opinião pública, afirmam que a Igreja Ortodoxa é a única entidade que os russos confiam. Reconhecidamente, ela exerce um papel positivo na consolidação política restabelecimento moral do país.
A ortodoxia está indissoluvelmente ligada à história do Estado russo, sendo uma religião tradicional e de formação cultural do país desde 988 – o ano do batismo da Rússia pelo Grão-Duque de Kiev Vladimir, nas águas do rio Dniéper. Isso significa que a partir do final do século 10, a ortodoxia se tornou o núcleo espiritual e moral da sociedade, formando o caráter do povo russo, suas tradições culturais e seu modo de vida.
As noções de “russo” e “ortodoxo” na Rússia, até o século 20, eram inseparáveis e tinham o mesmo significado, ou seja, pertencentes à cultura ortodoxa russa. Como observou o grande escritor russo Fiodor Dostoievski “quem não entende nosso povo, a sua ortodoxia e os seus objetivos finais,nunca vai entender o nosso povo”.
Desde do início da década de 90, a cultura ortodoxa na Rússia, começou a reviver
intensamente. Os sinos voltaram a tocar e nas igrejas e nos mosteiros restaurados recomeçaram os serviços religiosos. Milhares de russos foram à igreja pela primeira vez, buscando proteção espiritual e apoio.

A beleza das igrejas ortodoxas impressiona
As igrejas ortodoxas, além de sua representatividade, impressionam pela riqueza de detalhes.

No pátio de uma empresa russa, a presença da fé
Comum vermos pequenas igrejas (como as capelas nas igrejas católica) em pátios de empresas.
A Igreja Ortodoxa Russa faz parte da vida dos russos e não associá-la à história do país e de seu povo é impossível..
Saiba mais:
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Moscou, uma cidade impressionante
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|