Paris é uma das cidades mais bem servidas do mundo quanto se trata de transportes públicos. Como se não bastasse a beleza e monumentos multisseculares, se movimentar pela capital da França é muito fácil. Seja de metrô, ônibus, trens ou mesmo táxis, o turista não terá a menor dificuldade de se locomover pela cidade luz.

Metrô de Paris
O METRÔ DE PARIS
Com 14 linhas e 296 estações, a rede de metrô cobre toda a cidade e os subúrbios de Paris. Quem conhece o sistema de metrô de São Paulo ou do Rio de janeiro, não terá dificuldade em entender como funciona o de Paris. Os nossos metrôs são inspirados no modelo francês (só a quantidade de linhas e estações são bem menores). A rede funciona diariamente das 05:30 ás 00:30.
As linhas de metrô em Paris, são identificadas com números e pelas directions (direções
, ou seja, os nomes dos pontos finais. O importante é pegar a linha certa na direção certa. Várias linhas se cruzam em determinadas estações onde você pode fazer baldeação (correspondance); as placas nas plataformas de embarque para as correspondance aparecem assinaladas na cor laranja com o nome das linhas. Importante lembrar que nas estação Châtelet/Les Halles e em algumas outras há correspondance também com os trens do
RER, que servem os subúrbios de Paris e os aeroportos Charles de Gaulles e Orly. Caso precise utilizá-los, basta seguir as placas RER.
RER – REDE EXPRESSA NACIONAL
O RER compreende cinco linhas de trem que ligam paris aos seus subúrbios mais afastados, como também os aeroportos. Elas são subterrâneas na parte central da cidade e se conectam não apenas entre si, mas também com a rde de metrô. O RER é bem prático para quem deseja visitar Versalhes, a Disneyland ou castelos da Île-de-France, a chamada região parisiense. Dentro dos limites da cidade de Paris, o bilhete do metrô serve também para os trens da RER.

ÔNIBUS DE PARIS
Também com grande eficiência, os ônibus parisienses funcionam a partir das 5:30 da manhã e passam na hora exata que está registrada nos painéis localizados nos pontos de cada parada. Confortáveis, é uma ótima maneira de se dirigir ao local pretendido, observando a paisagem da exuberante capital francesa.
BATOBUS
Além dos meios tradicionais de transportes, o turista ainda pode dispor do bato Bus, uma das embarcações disponíveis para realizar o passeio pelo belíssimo rio Sena. Há oito paradas, todas situadas em locais próximos a atrações importantes de Paris. Comprando um passe de 1, 2 ou 5 dias, você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, por uma tarifa única.
Saiba mais:
França - Pontos turísticos, cultura
Paris - Fotos de pontos turísticos
Estrasburgo na Alsácia: Terra de queijos, vinhos e… cerveja
Culinária Francesa
Os melhores meses para visitar Paris
Beaune, a capital do vinho da Borgonha
Rue de Rivoli
Bairro de Saint-Michel em Paris
Rio Sena: um outro olhar da Cidade Luz
Um domingo no rio Sena, Paris
Paris - Roteiro turístico de 5 dias
Champs-Élysées, Avenida que é uma jóia pariesense
Bairro de Montmartre em Paris - Basília de Sacré-Coeur, Moulin Rouge
Place Du Tertre em Montmartre - Artes e restaurantes
Ilha de Saint Louis, requinte e história no coração de Paris
Jardins de Monet - Como chegar, fotos
Marselha na França - Turismo, pontos turísticos e fotos
Nice na França - Turismo, pontos turísticos e fotos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente na Europa.
|