Uma das datas mais importantes a ser celebrada anualmente na Rússia, é o dia da vitória. O 9 de maio comemora o êxito dos soldados russos na Alemanha, no ano de 1945 e que determinou o fim da
Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, a data foi comemorada em 15 repúblicas da ex-União Soviética, após os alemães assinarem o documento de rendição, na noite de 8 de maio de 45 (9 de maio na Rússia).

As comemorações ocorrem em todo o país, mas além da grandiosa festa realizada na capital
Moscou, onde milhares de soldados, tanques e caminhões militares desfilam na
Praça Vermelha, outras cidades se destacam, como Volgogrado, cuja parada militar foi acompanhada pelo Alma Carioca.

A cerimônia em Volgogrado, cidade no sul do país e com aproximadamente um milhão de habitantes, reúne sempre milhares de pessoas. Apesar do horror que foi a
Segunda Guerra Mundial, com perseguição e extermínio de milhões de judeus e outros tantos milhões mortos em ataques á cidades e nos inúmeros combates, percebemos que para o povo russo, a importância da data se faz justamente pelo que a vitória representou: O final da guerra, o fim do perigo que representava o nazismo para o mundo e ao mesmo tempo, um momento para lembrar as mais de 27 milhões de pessoas da antiga União Soviética, que perderam suas vidas durante a invasão Alemã nos países que formavam o bloco.

O evento reúne também centenas de ex-combatentes, que anualmente são homenageados com medalhas alusivas á vitória na Alemanha. Nas ruas da cidade, pessoas vestidas com camisas e a tremular bandeiras do país. O dia da vitória é também uma forma de mostrar o poderio militar da Rússia.
Volgogrado (ex-Stalingrado – numa decisão do Congresso do Partido Comunista de 1925 para homenagear o então secretário-geral do partido Josef Stalin), é uma das mais belas cidades russas e futuramente será abordada com mais detalhes pelo Alma Carioca.
Saiba mais:
Maslenitsa: carnaval russo movido a panqueca e vodka
Moscou, uma cidade impressionante
Igreja Ortodoxa Russa
Praça Vermelha e Kremlin em Moscou
Metrô de Moscou, uma verdadeira obra de arte
Moscou - Turismo e Pontos Turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|