Uma boa sugestão para qualquer turista é sempre explorar cada canto da cidade que visita. Ir além dos pontos turísticos habituais é ter uma melhor idéia do local visitado.
Londres
não foge a regra. Por vezes, ao visitar lugares mais badalados, deixamos de conferir melhor o que está em volta dos tradicionais “points”. Assim sendo, iremos destacar uma parte do centro de Londres, que mesmo ao lado das atrações principais da cidade, geralmente não recebe a devida atenção dos turistas. Mais do que isso, iremos apresentá-la num dia típico de domingo, onde o agito dos dias de semana dá lugar a uma tranquilidade que faz parecer estarmos fora de uma das maiores metrópoles do mundo.

Tendo como ponto de partida, a London Bridge, ponte que antecede a Tower Bridge pelo
Caminho da Rainha
(Queen’s Walk - abordado recentemente pelo Alma Carioca), iniciamos o passeio seguindo em direção ao lado oposto do caminho da Rainha. Logo nos deparamos com inúmeros prédios e avenidas.

Logo no início, cruzamos com avenidas amplas
próximas da outra extremidade do Tâmisa), onde o fluxo de veículos é intensa, mesmo para um domingo
londrino.

Seguindo em frente, nos deparamos com uma marca do centro desta metrópole fantástica e repleta de atrações: construções multisseculares e modernas compõem o cenário em perfeita harmonia.

Passear pelas ruas do centro da capital inglesa num domingo é acima de tudo a oportunidade de olhar com mais detalhe cada prédio, ruas, lojas e restaurantes da região. Um passeio para ser feito sem nenhuma pressa.

Ao chegar no final da avenida, dobramos a direita para se dirigir ao ponto final do passeio (castelo de Londres), mas ainda há muito para se ver. Com o intuito de preservar parte de sua história, a prefeitura mantém alguns exemplares dos ônibus de dois andares (Routemaster), remetendo-nos a uma
Londres do início do século passado, quando foi criado esse que é um dos maiores símbolos da cidade.

Londres foi a primeira cidade do mundo a disponibilizar banheiros públicos para a população. Constando da Lei de Saúde Pública de 1848, que tratava sobre fornecer serviços públicos como meio de melhorar a saúde da Grã-Bretanha vitoriana, foi criado em 1852, o primeiro banheiro público da cidade, localizado na Fleet Street, famosa rua situada na Grande Londres.
Com o passar dos anos, as instalações públicas foram se multiplicando em
Londres e pode-se afirmar tranquilamente, que a cidade é uma das melhores da Europa neste quesito.

Próximo ao Gerkin (ao fundo), imponente construção e também abordado em matéria do Alma
carioca (Londres Olímpica - The Gerkin e Canary Wharf), predominância de prédios modernos, em boa parte, escritórios de grandes empresas e bancos.

Durante o percurso, ruas transversais onde encontramos misturados a construções modernas, alguns prédios antigos de bonita arquitetura e em sua maioria residenciais.

Ao se aproximar da parte final do passeio, notá-se um número maior de prédios residenciais. Todo o trajeto é muito agradável, face a proximidade do Rio Tâmisa e em meio a tantos pontos turísticos de Londres.

Os cabs, como são conhecidos os famosos táxis de Londres, são bastante utilizados pela população, sendo também uma das referências da cidade. Originalmente pintados de preto levemente azulados (ou esverdeados, como ocorre no sul de Londres).

Já no início do trecho único para pedestres, percebe-se ao fundo, o Castelo de Londres, um dos locais mais visitados por turistas que marcam presença na cidade. Mais adiante, poderemos observar o Tâmisa e demais monumentos das redondezas.

Do outro lado do Rio ( “caminho da rainha “ – Queen’s Walk), está a City
Hall, onde se localiza a prefeitura da cidade e a assembleia. O prédio foi inaugurado em 2002 e desenhado pelo renomado arquiteto inglês Norman Foster. O City Hall está muito próximo da Tower Bridge, um dos cartões postais da cidade.

Finalmente, o ponto final do passeio, onde chegamos ao Castelo de Londres.

Em frente ao castelo, grande movimento de pessoas, numa área que além de inúmeros pontos turísticos, possui grande quantidade de bares e restaurantes.
Saiba mais:
A noite de Londres
A noite em Londres - Bares e restaurantes mais badalados da capital inglesa
Londres - Na rota do Queen’s Walk (Caminho da Rainha)
Londres - Tower Bridge Experience, Green Park, London City, The Gerkin e Canary Wharf
Londres - Pontos Turísticos Big Ben, Palácio de Westminster, London Eye, Picadilly Circus, Saint James Park
Londres Olímpica
Londres - Fotos de pontos turísticos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca.
Fotos: Cristiane Lacerda
|