Um dos cartões postais de Dublin, o rio Liffey possui inúmeras pontes ao decorrer dos seus
3,6 km de extensão, na área que compreende a estação de trem de Heuston e o porto, nas proximidades da bela região das
Docas. São 17 pontes na área do Liffey, sendo três delas destinadas apenas a pedestres e onde encontramos os principais pontos turísticos da capital irlandesa, como: A
fábrica da
Guinness, a destilaria do também badalado uísque Jameson, o Temple bar – local da maior concentração dos pubs de Dublin – e tantas outras atrações.
As duas pontes mais famosas são a O’connell bridge, por ser a mais central e ponto de referência e
há a Penny bridge, presença garantida nos cartões postais da cidade.

Séan Heuston Bridge
Como sugestão, o início do “tour” pelo rio Liffey pode começar pela Seán Heuston Bridge, criada em 1828 e localizada em frente á estação de trem de Heuston (Heuston station),
inaugurada em 1846 e uma das maiores da cidade e de onde partem e chegam trens de Cork, Waterford, Limerick, Galway, Kildare, Tipperary,Clonmel, Ennis, Rosslare, Nenagh entre outras da região sul, sudoeste e oeste do país.

Roy O’more Bridge
Conforme vamos avançando no “tour”, voltamos no tempo ao imaginar a construção de cada ponte que compõe o cenário. Umas mais imponentes, outras simples, mas cada uma com uma história. A Roy O’more Bridge, bem visível face sua tonalidade, foi inaugurada em 1859.

James Joyce Bridge
Logo a seguir a Roy O’more, encontraremos a James Joyce Bridge, ponte que difere das demais da região, em seu estilo moderno. Foi inaugurada em 2003.

Mellows Bridge
A Melllows Bridge é a ponte mais antiga, tendo sido inaugurada em 1768.

St. Paul’s Church
Durante a caminhada, poderemos observar algumas construções multisseculares, como a imponente St. Paul’s Church.

Prédios típicos
O cenário do passeio é composto por prédios típicos desta região da Europa (comum na Inglaterra e demais países do Reino
Unido). Num estilo georgiano, são uma atração a mais na cidade.

Grattan Bridge
A Grattan Bridge é uma das mais bonitas e tem como destaque as flores que embelezam e dão um charme especial a mesma. É nesta ponte que tem início um passeio onde encontramos vários bancos e bares, sendo uma parte do rio muito procurada para um bate-papo e admirar a beleza do local.

Liffey Bridge, mais conhecida como “Ha’ Penny Bridge”.
A Liffey Bridge, ou Ha’ Penny Bridge, como popularmente ficou conhecida, face após sua inauguração em 1816, ser cobrado uma espécie de pedágio para os pedestres atravessarem a mesma. Essa “taxa” permaneceu em vigor até 1819 e era de half cents (50 cents), daí o seu apelido.

O’ Connell Bridge
A O’Connell Bridge, entre todas da região do Liffey, é a mais famosa e uma das mais antigas pontes sobre o rio. Inaugurada em 1791, foi reformada e reinaugurada em 1879. Está localizada na O’Connell Street, a principal rua do centro de Dublin, local de vários restaurantes, cafés e lanchonetes da cidade e onde destacam-se lojas dos mais variados segmentos.

Marlborough Bridge, a próxima ponte do Liffey
Em fase de construção, a Marlborough Bridge, com previsão de inauguração no final de 2012, início de 2013, está localizada a poucos metros da O’connell Bridge e será como quase todas, destinadas a pedestres e carros. Alguns criticaram a obra, já que está muito próximo de duas pontes (O’Connell e a Butt Bridge) o que não faz sentido segundo os críticos.
Mais adiante, iremos encontrar duas pontes que se destacam. A Loopline Bridge, que serve aos trens que percorrem o litoral de Dublin, ligando a capital a cidades próximas como Malahide e Bray, até
Belfast, na Irlanda do Norte. Sua inauguração ocorreu em 1891.
A Talbot Bridge, a ponte seguinte (sentido o porto de Dublin), foi criada em 1932.
Entregue a população de Dublin em 2005, é um das mais novas e destinadas apenas a pedestres.
A Samuel Becket Bridge é a mais noca e moderna ponte do Liffey, tendo sido inaugurada em 2009 e planejada pelo arquiteto espanhol Gravas.

East – Link Bridge
A East – Link – Bridge com data de inauguração de 1987, facilitou o acesso dos carros e pedestres que vem do lado sul da coidades para o lado norte.
Saiba mais:
Letterkenny no condado de Donegal, Irlanda
Castelo de Donegal na Irlanda
Elegância nas Docas de Dublin
Guinness Store House em Dublin
Dublin Bus Tour - Um passeio imperdível
Limerick : a vibrante cidade ribeirinha
Hard Rock Café Dublin
Arthur’s Day - Homenagem ao criador da cerveja Guinnes
Um final de semana em Dublin
Transportes públicos em Dublin
Bray, na Irlanda, onde o mar e o verde se encontram
Pub irlandês - O que é esse símbolo nacional da Irlanda
Dublin, a cidade dos parques
Saint Patrick’s Day em Dublin na Irlanda - Significado, turismo, celebração, fotos
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|