Citado permanentemente em qualquer reportagem sobre Paris – inclusive aqui no Alma Carioca -, o rio Sena não é a toa, um dos pontos turísticos mais bonitos e visitados da capital francesa. A beleza do rio em si e de tudo que envolve o mesmo, encanta a todos. Nesta matéria, iremos mostrar um pouco de um típico dia de domingo na região do Sena, quando parte de sua rua é fechada ao trânsito e não somente os parisienses, como turistas de todas as partes do mundo, podem curtir ainda mais esse cartão postal da
Cidade Luz.

O Sena e uma de suas inúmeras pontes. São no total 37 pontes e passarelas unindo Rive Droit / Rive Guauche.
Conhecido como “Coração de Paris“, o Sena pode melhor ser admirado num dia de calmo de domingo. É neste dia que parte de sua pista é fechada ao tráfego e uma área extensa de lazer é disponibilizada.
Entre inúmeras atividades que podem ser praticadas com mais espaço e tranqüilidade para aproveitar a vista deslumbrante do Sena, a corrida é uma das mais populares. Comum durante a semana, no domingo, percebemos um número ainda maior de atletas a correr neste cenário único de Paris.

Vários grupos de escoteiros também são vistos a passarem pela margem do Sena aos domingos.

De suas pontes, podemos ter uma visão ainda mais bonita do rio e constatar a sua grandeza.

Prédios de belíssima construção e com valores altíssimos fazem parte do cenário da margem do Sena. Uma das regiões mais valorizadas da capital.

É na sua margem ou próxima dela, que alguns dos principais monumentos e cartões postais de Paris se encontram. Entre esses, a Torre Eiffel, o museu do Louvre, o museu D’orsay, a Notre Dame, a Conciergerie, o Palais de Chaillot, o jardim de Trocadéro, a biblioteca nacional, entre outros.
Passar um domingo na margem do rio Sena, seja da forma que for, é um passeio inesquecível.
Créditos:
Matéria de Antônio Júnior com exclusividade para o site Alma Carioca
* Antônio Júnior, jornalista, é nosso correspondente em DUBLIN/Irlanda.
|