O melhor do Rio de Janeiro está aqui. 
Centenas de fotografias, o Rio antigo, crônicas, cartões postais, música, bossa nova, MPB, sugestões de passeios, a história do Rio de Janeiro desde a fundação.
 
A great website dedicated to Rio de Janeiro, created by someone who loves this wonderful city. This is the page for everyone who loves Rio and wants to learn about the city, see its great sights, know its people.

Saquarema - História e praias

Texto e foto de José Conde da Rocha



Em 1531 o navegador português Martim Afonso de Souza lançou âncoras no costão, em frente ao antigo Morro do Sambaqui, hoje conhecido como Morro do Canto, situado próximo à Barra Nova. Nesse local habitavam índios Tamoios, chefiados pelo líder Sapuguaçú, que em troca de bugingangas, abasteceu as naus Martinianas de lenha, água e frutos nativos. Os conquistadores, supridos em suas necessidades, abandonaram as terras de "Socó-rema", denominação indígena, em virtude dos bandos de aves pernautas que habitavam a zona lacustre e que eram conhecidas pelo nome de "Socós".

Em 1594 Saquarema passou a receber os benefícios da civilização, com a chegada dos padres da Ordem do Carmo, que pleitearam e obtiveram, por doação do Rei de Portugal, algumas sesmarias localizadas na região.

Saquarema

No lugar hoje denominado Carmo, construíram o convento de Santo Alberto, cuja a imagem foi levada, como empréstimo, pela Cúria Metropolitana de Niterói, e jamais devolvida à Igreja de Nossa Senhora de Nazareth.

Elevada à categoria de município, em 1841, foi curta a sua existência, tendo por decreto, retornado a condição de "Freguesia Vila de Araruama", assinado em 1859. Feridos em seus brios, os habitantes de Saquarema protestaram junto aos poderes competentes e conseguiram a sua reintegração à antiga categoria, em 1860. A reintegração do município verificou-se em 29 de janeiro de 1861, entre grandes manifestações de júbilo, por parte dos moradores. Prospera a agricultura em Saquarema, pela mão-de-obra do elemento negro escravizado, mas declinou assim que começaram a surtir efeito as determinações abolicionistas contidas na Lei Áurea, promulgada em 1888.

Já no período republicano, em 1890, Saquarema atingiu sua completa maturidade ao lhe ser conferida a categoria de cidade.

Hoje, o município com novas vias de comunicação abertas em seu território, tornou-se ponto turístico, dadas as belezas naturais de suas praias, serras, matas e lagoas e em cujas terras cochila inexplorado um potencial sem precedentes, cercado de recursos naturais eternos, se preservados, dentro de um meio ambiente que será tão exuberante se cultivada e próspera for a cultura de seu povo.

Estradas de acesso

Para quem vem do Rio de Janeiro é só pegar a ponte Rio-Niterói e escolher entre dois acessos: A Estrada Niterói-Manilha (apresenta melhor estado de conservação e sinalização) - Seguir até Rio Bonito e no trevo pegar a Via Lagos (RJ 124) até Latino Melo (cobrança de pedágio) e ir até Bacaxá (distrito de Saquarema), ou a rodovia Amaral Peixoto. Seguindo por Niterói, Tribobó, Inoã, Maricá, Serra do Mato Grosso, Sampaio Corrêa e finalmente entre em Bacaxá, siga em frente até o Mirante do Morro da Cruz (confira a magnífica vista do mar e da lagoa).

Desça o morro e bem a frente você terá a opção de virar a esquerda e ir para Itaúna ou subir a ponte para ir aos bairros do Gravatá, Boqueirão, Barra Nova e Jaconé. 

Para quem vem de São Paulo - BR 116 e RJ 106

Para quem vem de Belo Horizonte - BR 040 e BR106


Turismo e Viagens

Região dos Lagos:
Iguabinha ou Iguaba Pequena
Iguabinha - Fotos
São Pedro da Aldeia
Iguaba Grande
Araruama
Araruama - Fotos
Arraial do Cabo
Arraial do Cabo - Fotos
Cabo Frio
Búzios
Armação dos Búzios
Saquarema

Política de Privacidade