Primeiros anos da hist�ria dos cruzeiros mar�timos
O primeiro navio constru�do exclusivamente para o prop�sito de cruzeiros mar�timos foi o Prinzessin Victoria Luise, elaborado por Albert Ballin, gerente geral da Hamburg-America Line. O navio foi completado em 1900.
A pr�tica de cruzeiros mar�timos cresceu gradualmente a partir da tradi��o das viagens transatl�nticas, as quais nunca demoravam mais do que quatro dias. Na competi��o por passageiros, as linhas de cruzeiros mar�timos adicionaram muitos luxos, sendo o Titanic o exemplo mais famoso, como jantar de gala e camarotes luxuosos.
Hist�ria dos cruzeiros mar�timos durante a era dos jatos comerciais
Com o advento dos grandes avi�es de passageiros na d�cada de 1960, viajantes intercontinentais trocaram em larga escala os navios pelos jatos comerciais, levando as companhias de cruzeiros mar�timos ao decl�nio.
Em compara��o com as linhas mar�timas de transporte transatl�ntico, as viagens de cruzeiros mar�timos ganharam popularidade, lentamente a in�cio mas em r�pida velocidade a partir da d�cada de 1980. A partir de ent�o os navios de cruzeiro foram se tornando cada vez maiores e com mais recursos para divers�o.
Hist�ria dos cruzeiros mar�timos nos dias modernos
Na d�cada de 1970 a s�rie de televis�o Navio do Amor (The Love Boat) fez muito para elevar a popularidade dos cruzeiros mar�timos como uma op��o de f�rias para a popula��o geral dos Estados Unidos. Inicialmente esse crescimento foi centrado no Caribe, Alasca e M�xico, mas agora engloba todas as �reas do Globo. No Brasil, os cruzeiros que na d�cada de 80 eram limitados �s rotas da linha C, hoje t�m v�rias op��es de
viagens de v�rias companhias no ver�o.
Atualmente h� planos para construir navios cada vez maiores. Os navios de cruzeiros mar�timos maiores s�o da classe O�sis operada pela Royal Caribbean International: o MS Oasis of the Seas e o MS Oasis of the Seas que est� em constru��o.
|