Alma Carioca

Augusto Malta e suas Fotos do Rio Antigo

Não se pode pensar em fotografias do "Rio Antigo" sem lembrar de Augusto Malta. A quantidade de imagens e o período fotografado são tão grandes que nos dão a impressão de que Augusto Malta poderia ter vivido uns duzentos anos. Impressão que fica mais evidente quando descobrimos que Malta só começou a fotografar aos 36 anos de idade.

Augusto César Malta de Campos nasceu em 14 de maio de 1864 em Mata Grande (*), Alagoas, e com 24 anos veio para o Rio de Janeiro, onde tentou várias profissões, todas sem sucesso. Só em 1900, já com 36 anos de idade, tornou-se fotógrafo amador, tendo sido apresentado ao Prefeito Pereira Passos que o convidou para ser o fotógrafo oficial da Prefeitura Municipal.

Malta documentou todas as atividades da prefeitura: inaugurações, posses, obras públicas, e mesmo cenas do dia-a-dia, tendo acumulado mais de 80 mil chapas fotográficas em mais ou menos 50 anos de profissão. Nenhum recanto do Rio antigo escapou de suas lentes: os quarteirões condenados, escolas, hospitais, prédios históricos, figuras importantes etc, tudo ficou registrado em seus negativos.

Foi Malta quem deu início à reportagem ilustrada sendo, talvez, o primeiro fotógrafo brasileiro a intuir a importância da fotografia como documento e veículo de comunicação com linguagem própria.

Malta aposentou-se como funcionário da Prefeitura, em 1936, depois de servir às administrações de Pereira Passos, Souza Aguiar, Carlos Sampaio, Prado Junior, Alaor Prata e Pedro Ernesto. Mesmo aposentado, continuou fotografando por quase 20 anos todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive o Carnaval, que ele registrou até meados da década de 40 e que hoje se constitui no mais valioso documento de memória do que foi o carnaval carioca.

O trabalho do fotógrafo Augusto Malta é de grande importância para a memória histórica de nossa cidade. Malta foi o fotógrafo oficial da Prefeitura do Distrito Federal no governo Pereira Passos, justamente a época em que o Rio sofreu grandes transformações. Malta pode registrar esses momentos. Seu acervo é composto de 80.000 fotos, 2600 negativos de vidro e 40 negativos panorâmicos. A qualidade de seu trabalho é incontestável, mesmo considerando que, no início do século 20, a fotografia ainda engatinhava. Além de excelente fotógrafo Malta, sendo o fotógrafo oficial da Prefeitura, estava presente nas horas e lugares certos. Isso fazia dele, também, como se já não bastasse, um excelente repórter fotográfico.

 A Augusto Malta a admiração e homenagem do "Alma Carioca".

Augusto Malta morreu em 30 de junho de 1957, aos 93 anos. Era casado com a Sra. Celina Augusta Vercheuren com quem teve três filhos.

(*) A localidade Mata Grande, em 1902, época que conquistou sua autonomia, passou a chamar-se Paulo Afonso. Entretanto, em 1929, voltou a adotar a denominação original. Isso explica o motivo de muitas fontes apontarem Paulo Afonso como local de nascimento do fotógrafo alagoano.

Avenida Delfim Moreira, Leblon, em 19/07/1919

Ipanema, Leblon e Lagoa Rodrigo de Freitas

Av. Visc. de Albuquerque, Leblon - Construção do Canal, vendo-se o Hotel Leblon.

Rua Sete de Setembro

O caminho aberto para que um cano de pedra levasse para o mar as águas estagnadas da Lagoa de Santo Antônio, deu origem à "Rua do Cano"

A "Rua do Cano" assim foi chamada até 1856, quando foi batizada como 7 de Setembro.

Em 6 de setembro de 1906  o Prefeito Pereira Passos lá esteve, inaugurando o trecho que ia da Rua 1º de Março até a Av. Central. O fotógrafo Augusto Malta registrou o momento histórico.

Praça 11

Passeio Público


Clique nas miniaturas para ampliar outras imagens:

Av. Rio Branco Av. Rio Branco Morro do Castelo Morro do Castelo
Rua da Alfândega Bairro da Glória Av. Beira Mar Rua Uruguaiana
Rua Frei Caneca Esplanada do Castelo Desmonte do Morro do Castelo Praça da República

Augusto Malta

Fotos do Rio de Janeiro

Fotos da cidade do Rio de Janeiro

Fotos da praias do Rio de Janeiro

Fotos das matas do Rio de Janeiro

Fotos de nossos leitores

Rio Antigo

Dicas & truques para fotografar melhor

Voltar a Fotografias do Rio de Janeiro

Página inicial do ALMA CARIOCA
Seções:
Rio de Janeiro
Turismo no Brasil e Viagens Nacionais
Turismo e Viagens Internacionais
Esportes
Olimpíadas Rio 2016 - Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Copa do Mundo Brasil 2014
Vídeos musicais nacionais
Vídeos musicais internacionais
Vídeos clips de músicas clássicas
Clipes musicais de filmes e trilhas sonoras
Melhores Sambas Enredo de Todos os Tempos
Vídeos de Mantras para Relaxamento e Meditação
Vídeos de músicas românticas internacionais e nacionais
Desenhos animados antigos da tv
Seriados antigos da tv
Trailers de filmes
Trailers de filmes clássicos de maiores bilheterias
Restaurantes, receitas e gastronomia
Crônicas
Bossa Nova
Rio Antigo
História Geral
História do Brasil
Geografia, Biomas brasileiros e ecossistemas
Artistas e celebridades

comments powered by Disqus

Política de Privacidade - Fale conosco
© 2001-2015 - Copacabana Internet