Quando o Alma Carioca nasceu, em agosto de 2001, pensei em fazer dele apenas um site de fotografias do Rio. Neste mesmo ano comprei uma c�mera Canon A20, com 2 megapixels de resolu��o, e n�o havia lugar em que eu n�o fosse sem ela. Aos domingos caminhava pela orla de Ipanema, Leblon e Copacabana procurando os melhores �ngulos para fotografar. Mesmo durante a semana, na hora de almo�o, sa�a com a c�mera. Um dia n�o almocei e fui ao Corcovado especialmente para tirar fotos para o site. E assim nasceu um acervo com quase mil imagens.
Passados sete anos chegou a hora de reformular a p�gina. Selecionei as melhores imagens e as dividi por �reas que mostram cenas da cidade, das praias, das matas e lagoas e, principalmente, da sua gente. Para o internauta ficou bem mais f�cil escolher pelas miniaturas, que agora s�o maiores, a foto que deseja ver ampliada. Com as reformas nasceram duas novas se��es, uma delas com lindos e exclusivos wallpapers para celulares, e outra com dicas que tirar�o muitas d�vidas daqueles que gostam de fotografar. Em �poca de mudan�as, nada melhor do que comprar uma nova c�mera. A Canon S5 IS, com zoom �tico de 12x e 8mp de resolu��o foi a escolhida. Uma c�mera profissional com pre�o de amadora. Excelente custo/benef�cio. Vale a pena conhecer.
Dica n� 1 - Fotografando pessoas
Embora pare�a f�cil, fotografar pessoas � muito complicado. Nem falo das crian�as, que n�o param quietas mas que sempre rendem boas fotos pelas suas express�es, mas dos adultos. Os artistas, habituados com as c�meras, ao pressentir a presen�a do fot�grafo interrompem o que est�o fazendo e mudam a fisionomia, oferecem o melhor �ngulo, escondem os pontos negativos. Isso dura alguns segundos, mas a foto registra uma imagem bonita, quase perfeita, bem diferente do instant�neo.
As pessoas geralmente piscam quando acionamos o obturador. Outras, resolvem gargalhar. A boca aparece escancarada. Olhar diretamente para a c�mera � um defeito comum. "Olha o passarinho" era coisa do passado. Os tempos s�o outros.

S�stenes Pernambuco Pires de Barros - Foto de Paulo A. Teixeira
Este portrait, do meu amigo S�stenes, � uma das poucas fotos que fiz de pessoas e me agrada bastante. O modelo est� tranq�ilo, bem natural. O fundo, mostrando livros sobre a bossa nova, combina com sua camiseta, onde se l� trecho de um dos versos de Vin�cius de Moraes. O foco est� na pessoa, mas o diafragma fechado deu nitidez suficiente aos livros, que s�o parte do ambiente.
S�stenes n�o est� nem de frente, nem de perfil. � o �ngulo ideal, sem que o nariz salte para fora do rosto. O flash n�o "estourou" e as cores est�o naturais. O cabelo est� bem iluminado.
A foto est� equilibrada e o enquadramento correto, n�o muito fechado. N�o aparecem elementos indesej�veis. O plano secund�rio completa o assunto principal. A sombra causada pelo flash poderia ter sido evitada se uma outra fonte de luz fosse utilizada ou se o S�stenes estivesse mais afastado dos livros. Infelizmente n�o foi poss�vel pensar nesses detalhes na hora de fotografar. A sombra do flash s� acontece na hora em que a fotografia � batida e nem nos damos conta dela. A� j� � tarde. Somente a pr�tica nos leva a prever todas essas situa��es e a evit�-las.
Considerando que foi um instant�neo, usando uma c�mera de apenas 2 megapixels, a fotografia n�o compromete o fot�grafo.
O conselho que dou para quem gosta de fotografar pessoas: tirar v�rias fotos. Descartar as que apresentarem defeitos. Isso pode ser feito na hora, para n�o ocupar espa�o com algo que n�o vai servir. Essa � a grande vantagem da fotografia digital. Podemos fotografar bastante, aprendendo com os erros e acertos, sem gastar nada com isso.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 2 - Composi��o e enquadramento

Foto de Paulo A. Teixeira
Esta dica se aplica a quem pretende fotografar uma linda paisagem. Pode at� faz�-lo, embora a deslumbrante paisagem n�o ser� t�o linda quanto pareceu, ap�s ser reduzida a um tamanho m�nimo em papel ou na tela de um computador. Colocar algo no primeiro plano � muito importante. O ideal seria colocar um arbusto, um barco, algo inanimado, pois geralmente as pessoas querem aparecer de frente. Neste caso, com as pessoas de frente, � melhor esquecer a paisagem e focar apenas na pessoa.
Esta foto mostra duas mo�as apreciando a paisagem do Arpoador. Elas fazem parte da paisagem. N�o est�o l� para aproveitar o espa�o da fotografia. Olham para o mar, n�o para a c�mera. Est�o colocadas no chamado ponto ouro, com espa�o para a vis�o percorrer.
"A composi��o � a arte de ordenar com sentido de unidade, as figuras e elementos de um quadro, de modo a se obter um maior efeito de beleza e emo��o."
Esta frase, de J.D. Sagar�, autor do livro "Composi��o Art�stica", mostra como � importante nos preocuparmos com todos os elementos de uma fotografia. N�o podemos coloc�-los em qualquer lugar. Os quatro "pontos ouro" s�o fundamentais para uma composi��o harmoniosa.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 3 - Desfocar o fundo

Foto de Paulo A teixeira
A melhor maneira de destacar o primeiro plano, onde est� o assunto principal, � desfocar o fundo. Isso elimina elementos que n�o devem fazer parte da fotografia, ou at� aqueles que combinam com o ambiente, mas que somente serviriam para desviar a aten��o do assunto principal.
Quando nossa vista n�o funciona bem costumamos apertar os olhos para conseguir enxergar melhor. Estamos como que fechando o diafragma, reduzindo a quantidade de luz que nossos olhos recebem, tentando obter maior nitidez na imagem. Na fotografia � a mesma coisa. O foco � mais cr�tico quando o diafragma est� mais aberto, pois a profundidade de campo se reduz. A profundidade de campo, ou seja, a �rea de nitidez, � maior com o diafragma mais fechado.
Sempre que abrimos o diafragma um ponto, estamos dobrando a quantidade de luz que vai at� o "filme". E a� precisamos dobrar a velocidade do obturador para compensar essa abertura maior. Se vai passar o dobro de luz, esta deve passar na metade do tempo.
As c�meras mais sofisticadas oferecem tanto a op��o de ajuste autom�tico, quando elas escolhem a abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade (ISO), quanto permitem o ajuste manual. Neste caso o fot�grafo pode escolher, manualmente, entre dar prioridade � abertura do diafragma ou � velocidade do obturador. Algumas c�meras exigem que o fot�grafo indique tanto a abertura quanto a velocidade. Outras, como a Canon S5IS oferecem a possibilidade de indicar apenas uma dessas vari�veis e ela se encarrega de ajustar a outra.
Assim, para desfocar o fundo, basta abrir o diafragma ao m�ximo e bater a foto. A velocidade do obturador ser� regulada pela c�mera levando a sua escolha em considera��o. Havendo luz bastante a velocidade ser� bem alta, evitando super-exposi��o.
E o resultado impressiona.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 4 - P�r-do-sol

P�r-do-sol na Barra da Tijuca
A maior dificuldade ao se fotografar o p�r-do-sol est� na medi��o correta da quantidade de luz. A luz direta, vinda do sol, faz com que somente ela seja considerada pelo fot�metro interno da c�mera e as �reas adjacentes fiquem escuras, sem detalhe algum, como nesta foto.
Rar�ssimas vezes encontramos um p�r-do-sol avermelhado, igual a este que fotografamos, pelo menos no Rio de Janeiro. A localiza��o geogr�fica, o clima, a �poca do ano e as condi��es do tempo v�o dar a tonalidade ao espet�culo. Geralmente ele acontece amarelado, com poucos tons de laranja ou vermelho. Quando encontramos um p�r-do-sol avermelhado vale qualquer esfor�o para tentar obter uma boa foto. O resultado, por pior que seja, sempre agradar�.
Se a sua m�quina possui zoom �tico, use-o. N�o aconselho o uso do zoom digital. Rar�ssimas c�meras t�m um zoom digital quase semelhante, em qualidade, ao zoom �tico. A Canon S5IS � uma delas, que com um zoom �tico de 12x consegue multiplicar esse valor por 4, aproximando o assunto 48 vezes, quase sem perder a qualidade. Mas para fotografar esta cena n�o precisa, e nem deve usar, tanta aproxima��o. A fun��o da tele, nestas fotos, � real�ar o plano de fundo em rela��o aos elementos do primeiro plano, quando houver.
Quanto � fotometragem, devemos medir a luz nas �reas adjacentes. Nas c�meras autom�ticas basta apontar para o c�u, por exemplo, apertar o disparador at� a metade e mant�-lo nesta posi��o t�o logo a regulagem esteja conclu�da. Isso far� com que ela n�o se perca. Em seguida, aponte novamente para o assunto principal, o sol, e fa�a a tomada da fotografia com a regulagem obtida na focagem do c�u.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 5 - Composi��o e corte

Foto sem corte
O que � uma boa fotografia? Para mim, a boa fotografia � aquela que nos d� orgulho quando � nossa e inveja quando n�o �.
Para se ter uma boa foto n�o basta juntar bons elementos. Eles precisam estar arrumados, seguindo regras de composi��o. N�o custa repetir a defini��o de J.D. Sagar�: "A composi��o � a arte de ordenar com sentido de unidade, as figuras e elementos de um quadro, de modo a se obter um maior efeito de beleza e emo��o."
Na foto acima os elementos se perdem. Qual o assunto principal? Por onde come�amos a olhar a imagem - pelo barquinho ao longe ou pelo que est� em primeiro plano? O barco mais pr�ximo est� no centro do quadro. N�o � o lugar mais indicado.
Um corte bem feito muda completamente a fotografia inicial e torna o conjunto bem mais harmonioso.
Fotografia ap�s ser cortada

Melhorou?
Quem sabe assim fica melhor?

Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 6 - Tratamento da imagem

Foto original
Uma imagem pode ser tratada com a aplica��o de filtros, corre��o de cores, brilho e contraste, com o objetivo de torn�-la mais agrad�vel de ser vista.
Muitas vezes o tratamento, quando feito em excesso, pode apresentar um resultado muito pior do que o original. N�o pode haver exagero ou empolga��o com algo que aparenta ser novidade.
Esta imagem do mar, quebrando nas pedras do final do Leblon, recebeu um ligeiro filtro para dar a impress�o de pintura. O impacto do mar nas pedras d� a impress�o de ter ficado mais destacado. A espuma tamb�m ganhou em beleza.
Reparem que a foto ficaria bem mais interessante se a c�mera fosse direcionada para um pouco mais abaixo, mostrando mais detalhes do primeiro plano. Quem sabe na pr�xima onda...

Fotografia ap�s ser tratada
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 7 - Ilumina��o - Luz dura e luz suave

Fotografia com luz dura
Fotografando ao ar livre � importante escolher bem a hora e local para registrar o momento. As primeiras horas da manh� e as �ltimas da tarde s�o as ideais. A luz � mais suave e seus tons s�o mais "quentes". Por volta do meio dia a ilumina��o do sol causa sombras acentuadas e extremamente verticais. Os meio-tons praticamente desaparecem. Se n�o houver jeito, utilize o flash para suavizar as sombras.
A segunda foto mostra uma ilumina��o suave. Embora a modelo estivesse no sol, este j� estava no meio da tarde. O muro claro, ao fundo, funcionou como rebatedor e atenuou a sombra do lado direito.
Fotografia com luz suave

Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 8 - Truques no Photoshop

Fotografia tratada no Photoshop
O Photoshop permite a realiza��o de uma s�rie de efeitos e truques, como estes. Vamos ensinar como alguns deles s�o feitos. Mas n�o pensem que � f�cil. Fazer a rom� sair do quadro d� um pouco de trabalho e requer aten��o e capricho. Colocar uma ilha na enseada de Botafogo � mais f�cil, bastando usar a ferramenta m�scara r�pida.

Quer o passo-a-passo desta foto-montagem? Anote a�:
1 - Abra no Photoshop a fotografia que servir� de base. Neste caso usamos a da Enseada de Botafogo.
2 - Selecione uma imagem que cont�m o objeto que voc� quer inserir nesta imagem. Escolhi uma imagem onde aparecia uma ilha. Ap�s selecionar toda a segunda imagem (select all), copie-a para aquela onde est� a base.
3 - Voc� ter� as duas imagens em um mesmo arquivo, colocadas em camadas (layers), uma sobre a outra.

4 - Precisamos selecionar e recortar a ilha para que somente ela seja utilizada. Fazemos isso usando o "Quick Mask" (M�scara r�pida), que vai auxiliar a recortar a imagem.
5 - Mantendo Preto no Foreground e Branco no Background, e selecionando o layer que cont�m a ilha, escolha um pincel e pinte sobre a parte que voc� quer preservar, no caso a ilha. A imagem ter� uma tonalidade avermelhada.
6 - Terminada a pintura volte o Quick Mask para o modo normal (Edit in Standard Mode). A imagem que voc� pintou vai aparecer selecionada.
7 - Agora, para encerrar o trabalho, tecle 'delete' e toda a �rea n�o selecionada da segunda imagem vai desaparecer.
8 - Usando o "Move" (tool) coloque a ilha na posi��o desejada.
9 - Unifique as camadas (flatten image) e salve o seu trabalho.
Facil, n�o? Vamos experimentar?
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 9 - Corrigindo imperfei��es na pele
Fotografia original

Esta foto foi feita de um telefone celular. A foto original peca pela qualidade, mas percebem-se marcas de espinhas no rosto da modelo. O Photoshop elimina essas marcas de v�rias maneiras. Utilizei um procedimento r�pido, n�o muito perfeito, mas que resolve o problema.
1 - Duplique a camada (Ctrl + J ou em Layer >> Duplicate Layer) e aplique um Filter >> Noise >> Median e em seguida um Filter >> Sharpen >> Sharpen
2 - Crie uma m�scara (mask) nessa camada.
3 - Use um Soft Brush com opacidade entre 30 e 50 e, usando a cor preta, passe nas partes que n�o precisam de tratamento, como olhos, cabelo, orelhas, boca, etc.
4 - Unifique as camadas e salve a foto.
Fotografia tratada no Photoshop

Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 10 - A import�ncia das m�os

As m�os falam
As m�os falam. A de cima, por exemplo, nos oferece um chope e parece brindar o momento. S�o m�os bem tratadas, de algu�m refinado, que sabe se cuidar e apreciar o que � bom. N�o � essa a impress�o que passa?

Luiz Jorge
H� m�os que aparecem pouco, descansando uma cabe�a pensativa, talvez preocupada.

S�rgio Zukerman
Outras est�o trabalhando, ativas, dedos bem posicionados na tarefa de segurar o celular.
As m�os comp�em a imagem de pessoas e est�o presentes nas telas de artistas famosos do passado, que se dedicaram a portraits.

Esta foto de Renato Pinheiro ficou famosa por mostrar, em 1952, Getulio Vargas com as m�os sujas de �leo. Isso aconteceu antes de Get�lio criar a Petrobr�s. O presidente Lula repetiu o gesto de Getulio em 21 de abril de 2006, durante a inaugura��o da Plataforma P-50 da Petrobr�s, na Bacia de Campos.
Sempre que poss�vel, ao fotografar pessoas, n�o esque�a as m�os. Ver� como ajudam.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 11 - Descolorindo parcialmente
Foto original

Esse � um dos truques mais f�ceis do Photoshop. � excelente para o iniciante perder o medo. O resultado impressiona e as possibilidades s�o imensas.

Escolha a foto que voc� quer descolorir parcialmente e a abra no Photoshop.
Em seguida crie uma nova camada (new layer), usando o atalho CTRL / J.
Aplique nesta camada: Image / Adjustments / Desaturate.
Pronto. Voc� est� vendo a imagem em preto e branco, mas a camada colorida est� escondida, sob esta que est� vis�vel. J� deu para perceber o que vai acontecer?
Nesta camada descolorida, selecione a borracha, escolha um pincel (di�metro menor para �reas pequenas) e comece a apagar onde voc� deseja que fique colorido.
Est� pronto! Junte as camadas e salve seu trabalho.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 12 - Ponto ouro e lei dos ter�os

J� vimos, e n�o custa repetir, a frase de J.D.Sagar�, que diz:
"A composi��o � a arte de ordenar com sentido de unidade, as figuras e elementos de um quadro, de modo a se obter um maior efeito de beleza e emo��o."
Existem regras que devem ser seguidas por aqueles que pretendem obter bons resultados com suas fotografias. O conhecimento de onde ficam os chamados "pontos ouro" e a "Lei dos ter�os" � a base para qualquer trabalho bem feito.
Algumas m�quinas fotogr�ficas facilitam o trabalho do fot�grafo e t�m, no visor, um desenho parecido com o "jogo da velha". As quatro interse��es indicam onde ficam os "pontos ouro". Em um desses pontos deve ficar o assunto principal, devendo ser deixado espa�o de fuga, para onde o objeto caminharia se pudesse andar. Na foto acima vemos que o barco est� colocado no ponto inferior direito, estando com a frente apontada para a esquerda, para onde caminhar�. J� h� um pescador esperando por ele no ponto ouro inferior esquerdo.
PONTO OURO

LEI DOS TER�OS

A "Lei dos Ter�os" � usada para indicar onde dever� ficar a l�nha do horizonte ou qualquer outra linha que corte a imagem. N�o devemos dividir o quadro em duas metades. Se o assunto est� na parte inferior, colocamos a linha do horizonte no ter�o superior, como na foto acima. Se fotografamos lindas nuvens, a linha deve estar no ter�o inferior.
Se a sua m�quina j� tem essas linhas desenhadas, aproveite para manter o horizonte na horizontal. Nada pior que um horizonte escorregando para a direita ou esquerda. A corre��o no Photoshop � f�cil, mas elimina grande parte da imagem.
Pense nisso na hora de fotografar. Boas fotos.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 13 - Equil�brio

Equil�brio � a estabilidade que se consegue quando for�as se encontram, se anulam e se compensam.
O equil�brio pode ser sim�trico ou assim�trico. � sim�trico quando possui massas e volumes iguais. � assim�trico quando essas massas e volumes s�o desiguais. Neste caso, compensa-se aproximando o volume maior do centro da fotografia, como acontece numa gangorra, quando duas pessoas, com pesos diferentes, procuram se equilibrar. Devemos procurar o equil�brio tanto na vertical quanto na horizontal.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 14 - Fechando o quadro

Esta foto da Lagoa Rodrigo de Freitas mostra a import�ncia de se colocar a linha do horizonte no lugar correto. Se fosse colocada no ter�o superior, haveria uma grande �rea da imagem ocupada pelas �guas, sem haver nada no primeiro plano. Ainda n�o mencionei este assunto, mas o primeiro plano pode fazer a diferen�a entre uma foto boa e outra ruim.
Com a linha no ter�o inferior, uma grande �rea do c�u ficou vis�vel. N�o havia nuvens. A lagoa estava iridescente, como diria Affonso Romano de Sant'Anna. Nada melhor do que usar a copa de uma grande e antiga �rvore para fechar o quadro. A �rvore funcionou, tamb�m, como primeiro plano e para equilibrar a imagem, que estava carregada na parte inferior e sem nada na parte de cima..
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
Dica n� 15 - Primeiro Plano

Quantas vezes nos decepcionamos ao vermos a foto que fizemos naquela praia maravilhosa, mostrando uma paisagem deslumbrante. Reduzida a uma pequena imagem em papel ou na tela do computador, toda aquela beleza que nos envolvia se resume a algo quase insignificante. Desculpe se pare�o exagerado, mas � o que acontece.
Quase toda fotografia precisa ter um assunto no primeiro plano. At� um p�r-do-sol, por mais belo que seja, parecer� insignificante sem algo que o suporte.
Lembre disso ao fotografar.
Paulo Afonso (fot�grafo e editor do Alma Carioca)
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