Edi��o de 04-jun-2006

 

Brava gente brasileira

Jo�o Ubaldo Ribeiro

N�o, ainda n�o estou na Alemanha. Acho que vou ser dos �ltimos a chegar l�. N�o sei bem o que isso quer dizer, mas de vez em quando me assalta o receio que me atribuam miss�es tais como escrever coment�rios sobre a atua��o dos gandulas. Subestimam temerariamente meus dotes de comentarista futebol�stico, no que ser�o desmentidos pelos fatos, como se ver� no decorrer do prestigioso certame a ser conduzido na bela na��o tedesca. Deverei entrar em a��o assim que chegar, e mal posso esperar o momento em que o Parreira me convidar� para dar uns palpites na escala��o inicial e nas t�ticas a serem empregadas.

Mas estive fora uns dias. Compareci a uma solenidade em Fort Lauderdale, na Fl�rida, na qual diversas personalidades foram premiadas, por sua atua��o junto �s comunidades brasileiras nos Estados Unidos ou pelo �conjunto da obra�, como brasileiros que de alguma forma contribuem ou contribu�ram positivamente para a imagem do pa�s. Uma dessas premiadas foi a grande Hort�ncia, deusa do nosso basquete, que j� tanto orgulho nos trouxe ao peito e que desfruta do reconhecimento merecido por uma das melhores atletas do mundo. Entrei em natural abestalhamento de tiete, mas ela � muito simp�tica e hoje ostento em meu curr�culo pelos menos uns oito beijinhos no rosto dela, a maior parte deles meio roubada, mas, de qualquer forma, n�o � proeza para qualquer um.

E tive minha primeira experi�ncia com uma �col�nia� brasileira no exterior. Antigamente n�o existia isso, pelo menos que eu saiba � e j� morei nos Estados Unidos, em lugares diversos, algumas vezes. Havia sempre brasileiros, de estudantes a aventureiros por temperamento, que costumavam formar grupos, promover uma eventual feijoada ou churrasco, dar festinhas de carnaval e coisas assim. Mas nada em grande escala. O Brasil era um pa�s de imigra��o. Estrangeiros vinham para c� em busca de horizontes e trabalho, �s vezes de liberdade, e muitos ajudaram e ajudam o pa�s a funcionar, ao menos no que ele ainda funciona. N�o existiam l� fora bairros brasileiros, com�rcio brasileiro, publica��es brasileiras, organiza��es de brasileiros.

Agora, n�o. Agora s�o dezenas de comunidades, em v�rios pontos dos Estados Unidos, inclusive Fort Lauderdale. � uma sensa��o estranha, pelo menos para um brasileiro de minha gera��o. Isso n�o ocorria, n�o entrava na cabe�a de quase ningu�m abandonar de vez o Brasil e ir viver numa terra estrangeira, muitas vezes enfrentando dificuldades infernais. Agora, n�o. Agora, com uma certa melancolia, eu me levanto no audit�rio da premia��o, na hora em que um coral come�a a cantar o Hino Nacional. Assisto a n�meros de canto e dan�a brasileiros, vejo a for�a que eles fazem para n�o perderem de vez o seu pa�s, para orgulhar-se dele de alguma forma, por pequena ou modesta que seja.

Converso com diversos, ou�o hist�rias de lutas inacredit�veis. Uns poucos deixaram o Brasil para viver o �sonho americano� mitologizado principalmente pelo cinema. Mas a maioria foi para l� por necessidade, porque aqui n�o tinha futuro, porque n�o suportava mais a viol�ncia de que j� diversos tinham sido v�timas irrecuper�veis. A maioria enfrenta trabalho duro, condi��es de vida espartanas e, certamente, algum preconceito. � poss�vel coligir uma hist�ria de bravura e coragem praticamente de todos os nossos emigrantes pobres ou remediados e dos que, � custa de sete dias de trabalho por semana e feitos compar�veis, est�o hoje relativamente bem de vida.

L�em not�cias do Brasil, assistem a tev�s brasileiras, procuram acompanhar, sempre desiludidos, o que acontece aqui. N�o se sentem americanos, n�o se sentir�o jamais. Agora na Copa, formar�o turmas nos bares brasileiros, outras na casa de quem tiver o melhor espa�o ou a melhor tev�, v�o agitar bandeiras e vestir camisas da Sele��o, v�o sofrer mais do que os torcedores que est�o no Brasil, porque l� n�o h� quem entenda seu comportamento e a solid�o dos guetos � um fantasma que sempre acompanhar� essas nossas �col�nias�. Dividir�o despesas, talvez algu�m cozinhe um prato t�pico, v�o aparecer batucadas, o Brasil que eles n�o podem, nem querem, abandonar de todo, estar� entre eles.

Na Europa os perfis certamente s�o diversos, mas o mesmo tipo de fen�meno ocorre. Houve gente que economizou at� o �ltimo centavo, para poder sair do pa�s onde est� na Europa e ir at� a Alemanha, pelo menos a um jogo do Brasil. Aquelas bandeiras, faixas e estandartes brasileiros que aparecem nos est�dios talvez sejam, em sua maior parte, desse pessoal. Sem perspectivas em sua terra, obrigados a emigrar para sobreviver, n�o obstante desejam, precisam, preservar seu orgulho brasileiro.

�, n�o queria, mas acho que acabei escrevendo um texto triste. Pelo menos eu fico triste, quando vejo um pa�s rico como o nosso, que podia abrigar mais gente e muito melhor, cuja natureza � t�o generosa, vendo seu povo gradualmente se transformar em fugitivos � e muito mais gente gostaria de sair, mas n�o pode, por uma raz�o ou por outra. Depois de presenciar j� uma manifesta��o dessa di�spora vergonhosa que possivelmente est� apenas come�ando e que, repito, n�o � maior porque o mundo das oportunidades n�o se abre facilmente, vejo com outros olhos aquelas torcidas que sempre aparecem onde quer que o Brasil esteja numa disputa. Vejo brasileiros honestos, trabalhadores, pessoas de que obviamente precisamos, condenadas, n�o a morar no estrangeiro propriamente, que pode n�o ser sacrif�cio nenhum, mas a serem praticamente cuspidas pela m�e gentil, que, n�o obstante, se obstinam amorosamente em n�o perder.

Cr�nica publicada no GLOBO, em 4 de junho de 2006.

Fotos: Newark - Usa - por C.Ledo - Junho de 2002 - Comemora��o do penta.


O RIO,  VISTO POR  RICARDO  ZERRENNER

Foto a�rea  noturna de Ricardo Zerrener

Ricardo Zerrenner � fot�grafo e seu trabalho pode ser visto em  www.zerrenner.fot.br

"A fotografia me d� muito prazer, n�o s� atualmente, mas desde quando iniciei o que era apenas um hobby. O tempo passou e hoje tenho a fotografia tamb�m como neg�cio, mas apesar disso, ainda continuo mantendo como hobby a fotografia ocasional, onde n�o h� qualquer preparativo ou escolha de dia, hora ou local pr�vios, fotografando o que parecer incomum ou interessante aos meus olhos, apenas pelo prazer de fotografar."

               Ricardo Zerrenner


A foto noturna do Cristo est� correndo a internet e fazendo muito sucesso. Quem entende de fotografia garante tratar-se de uma foto-montagem, j� que para se conseguir registrar luzes de far�is riscando as ruas � necess�rio apoiar a c�mera em um trip� e utilizar um tempo de exposi��o de alguns segundos. Como fazer isso em um helic�ptero? A est�tua do Cristo, de linhas retas e simples, facilitaria o recorte para a montagem em laborat�rio. Apenas um detalhe chama a aten��o: os para-raios situados no alto da cabe�a est�o preservados. Ou o fot�grafo foi extremamente detalhista, ou n�o � foto-montagem. Neste caso, como conseguir esse resultado impressionante?

Fizemos essa pergunta a Ricardo Zerrener, que nos respondeu:

Essa� foto � curiosa exatamente por isso. Muita gente me questiona sobre como fiz uma montagem t�o perfeita.

Na verdade o segredo dela � o equipamento que utilizei, mas n�o falo da c�mera nem da lente ou do filme, mas sim do helic�ptero. Por interm�dio de um grande amigo, propriet�rio de uma empresa de helic�pteros, em mar�o deste ano tive acesso a um raro�vo� noturno de�treinamento em um Apache, e durante uma� manobra de estabiliza��o�tive cinco minutos inteiros para v�rias fotos nesse enquadramento. Em qualquer outro helic�ptero isso seria imposs�vel, mas o Apache � simplesmente inacredit�vel.

A c�mera foi uma EOS 20D com lente Sigma 18-50mm F/2.8,�e essa foto foi a que apresentou melhor resultado final de toda a seq��ncia. Foi feita usando abertura�f/2.8�em ISO100 com exposi��o de 6 segundos. � uma pe�a �nica que virou poster �e j� teve quatro utiliza��es em pe�as publicit�rias.

Hoje em dia ganho a vida com a minha fotografia, e realmente tenho tido momentos de muita felicidade em algumas fotos. Meus trabalhos s�o vendidos no mercado tur�stico carioca em um ponto de venda que mantenho na esta��o do Trem do Corcovado no Cosme Velho, onde tamb�m fazemos o famoso pratinho de porcelana com foto (o mesmo do P�o de A��car), que � feito por um processo de transfer�ncia que desenvolvi h� mais de seis anos.

Foto de Ricardo Zerrenner


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21-fev-2008