Alma Carioca - Rio Antigo

Rua Paissandu.

Vértice das ruas Paissandu e Barão do Flamengo, com a praia do Flamengo. Nesta foto, do início da década de 10, vemos o então aristocrático bairro do Flamengo ainda mais valorizado pela abertura da Av. Beira Mar.

O rio Carioca já estava canalizado nesse trecho, não sendo visível. A rua Barão do Flamengo era muito mais estreita que nos dias de hoje. Passando hoje pela rua, principalmente no lado esquerdo do sentido da mão de direção, vemos 3 prédios literalmente na beira da pista, com estreitas calçadas. Do lado direito, quase chegando na praia, um belo prédio decô, também está fora do alinhamento dos prédios mais novos (início dos anos 50), o que nos faz perceber claramente que a rua foi bem alargada.

Mas essa foto é reveladora, pois nos mostra uma rua tão estreita quanto a rua Paissandu, agravado ainda pelo prédio novo do Hotel Central ainda não ter sido construído. Esse prédio já respeitava o PA das construções que acima mencionei e hoje, se de pé estivesse, ficaria também colado à pista de rolamento.

Concluímos que em menos de 100 anos a rua Barão do Flamengo foi alargada pelo menos 2 vezes.


Foto do acervo do amigo Francisco Patrício.

André Decourt.

(Veja a foto seguinte.)