Alma Carioca - Rio Antigo

Flamengo e a curva da amendoeira

Fotografia da coleção do Sr. Carlos Cattoi, que nos foi enviada por André Decourt. 

André é, também, autor dos comentários que se seguem.

 

Este é um postal da década de 10. No horizonte, por cima das construções do Russel vemos o morro do Castelo, a ponta do Calabouço e a ilha Fiscal. Podemos ver os telhados da garagem de bondes do largo do Machado, sem dúvida a mais importante da cidade, ocupando toda a face do largo na desembocadura da rua do Catete. A garagem foi praticamente riscada do mapa nas obras do metrô, usando-se seus terrenos para alargar a rua Marquês de Abrantes, colocar a estação Largo do Machado do Metrô, e construir novos prédios, como o do novo cinema São Luiz. Ainda restam até alguns terrenos vazios, onde o DETRAN tem alguns serviços. Desta garagem só sobram pequenos fragmentos, como uma parte da antiga termo-elétrica, no beco do Pinheiro, e o museu do Telefone, que apesar de ter sido uma central telefônica da CTB, foi antes uma das partes da garagem no início do sec. XX.


O Castelinho, bem na Curva da Amendoeira, foi projetado pelo arquiteto Heitor de Mello. É uma das poucas construções, das que aparecem nesse postal, que resta de pé.

Ao fundo vemos o Cais do Catete, que servia além da Presidência da República, ao Clube de Regatas do Flamengo. O cais já tinha ganho seu prolongamento, pois nos primeiros anos pós Passos sua estrutura só ia até o pequeno quiosque.

Podemos ver que o hotel Glória ainda não existia, sendo visível no Russel somente a torre do castelinho da família Pareto, demolida nos anos 60 para se construir um dos blocos do edifício da Manchete.