Alma Carioca - Rio Antigo

Largo de São Domingos.

Esta foto mostra a abertura da Av. Passos.

As obras chegam ao largo de São Domingos, onde o urbanismo da velha cidade colonial está sendo totalmente modificado. Notem o belo chafariz que, infelizmente, terá que ser retirado e remanejado, pois chafarizes em largos atraiam 'a escória', segundo documentos da época, como charreteiros, quiosques, lavadeiras, que estendiam as roupas no leito da rua impedindo a passagem, dentre outros.

Av. Passos é o novo nome dado, após as obras, à velha rua do Sacramento, que começava na praça Tiradentes e terminava na rua Senhor dos Passos. Foi aberta em 1791, com o nome de rua da Casa dos Pássaros, em virtude do museu que nela iniciou Luís de Vasconcelos. Depois passou a se chamar "do Real Erário", em virtude de ter se mudado, para o local do antigo museu, a sede do tesouro, em belo prédio, demolido para o nada na década de 50.

Em 1817 recebeu o nome de rua do Sacramento por nela estar situada a igreja de mesmo nome.

Passos a retificou, alargou-a e a fez comunicar com a Av. Marechal Floriano, também rua nova que unia as velhas ruas Estreita e Larga de São Joaquim, usando-se para isso a antiga Rua da Imperatriz, estreita e torta, que unia a estreita de São Joaquim ao Largo de São Domingos.

Na sua inauguração, o povo imediatamente e espontaneamente passou a chamar a nova avenida de Avenida Passos, em homenagem ao prefeito, nome esse que, poucos anos após, foi oficializado.

O largo e a igreja de São Domingos não existem mais, sepultados pela Av. Presidente Vargas.


André Decourt

 
Foto gentilmente enviada por André Decourt, a quem agradecemos.

Vemos as obras de construção da Av. Passos. Aqui está a velha rua da Imperatriz, chegando à Estreita de São Joaquim. Podemos ver as demolições, para unificá-la à Larga de São Joaquim, se transformando, então, na Av. Marechal Floriano de nossos dias.
A rua da Imperatriz, por sua vez, desapareceu de todo, sendo seu tortuoso traçado retificado e incorporado à nova Av. Passos.


 

Para um maior realismo, a mesma fotografia, foi colorida artificialmente. Trabalho de profissional.

Nome : Claudio Lozinsky  (email: claudiolky@terra.com.br
Residência: Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil
tel.: (21) 2642-2906 / cel.: (21)9996-3077

www.digitalfotart.hpg.ig.com.br  e www.fotolog.net/fotart 


Trabalho com:
- fotografias digitais
- restaurações
- retoques
- montagem fotográfica
- recomposição fotográfica
- colorização de fotos
- álbum digital ...