Alma Carioca - Rio Antigo

Leme e Copacabana vistos do terraço do Copacabana Palace na década de 20. 

A foto deve ter sido tirada entre 1922 e 1928 e nos foi gentilmente cedida por Alexandre Medeiros, a quem agradecemos.

O palacete, que aparece em primeiro plano, foi uma das primeiras construções da Av. Atlântica. Mais ao fundo podemos ver a Praça do Lido, cujo nome oficial é Praça Bernadelli.

Henrique Bernadelli, pintor, nasceu em Valparaíso no Chile. Junto com seu irmão, Rodolfo Bernadelli, escultor, tinha um belíssimo palacete na Atlântica, esquina com Rua Belfort Roxo. Na foto aparece o palacete, com as suas duas torres. Foi demolido no final dos anos 30, gerando protestos, que foram ignorados por nossas autoridades.

Na administração do prefeito Carlos Sampaio foi construído o balneário-restaurante Lido, por ocasião das festas do Centenário da Independência (1922). Havia um posto de pronto-socorro, jardim e um rinque de patinação.

Em 1928, o prefeito Prado Júnior construiu um pavilhão normando que, durante muitos anos, foi ponto elegante da cidade. Era possível jantar e dançar ao som da orquestra Colman.

A praça tinha um terraço elevado, junto à Av. Atlântica, que a isolava do mar. Provavelmente ele foi demolido em 1928, pois nas fotos de 1930 a praça tem um ajardinamento,  com recantos treliçados, no mesmo estilo dos existentes até hoje no Jardim de Alah. Nesta foto o terraço ainda aparece.

Na praça do Lido fica atualmente, onde funcionou o restaurante, a Escola Municipal Roma, uma das duas escolas municipais de Copacabana que oferecem aos alunos uma vista privilegiada da Avenida Atlântica.

Agradecemos a André Decourt pelas informações históricas.