Alma Carioca - Rio Antigo

A Igreja de Santa Luzia, tal como aparece nos postais, com duas torres, data de 1872, quando foi restaurada a primitiva, construída em 1752, e que possuia uma única torre.

A área em torno da igreja foi uma das que sofreu maiores transformações no século 20.

Nos postais antigos, pode-se observar que a igreja se encontrava muito próxima ao mar, na praia denominada de Santa Luzia. Em seus fundos, o terreno subia íngreme, para formar a encosta do Morro do Castelo, este demolido em 1922.

Até há pouco tempo, na Rua Santa Luzia, nas proximidades da Avenida Rio Branco, podiam se ver os barcos nas sedes dos clubes de regatas, que antes tinham suas instalações praticamente na beira da praia.

Atualmente, onde se encontram os prédios pertencentes aos Ministérios do Trabalho, da Fazenda, da Educação e a sede do Jockey Club, nas imediações da Igreja de Santa Luzia, anteriormente era a área ocupada pelo Morro do Castelo.

Hoje, para quem passa pela Avenida Presidente Antônio Carlos, ao lado da Igreja, é difícil imaginar que, há menos de 90 anos, o mesmo percurso teria de ser feito a nado, em pleno mar, para em seguida escalar a vertente de um morro.

FONTE: "Rio de Janeiro - Ontem e Hoje"  de Alberto A. Cohen e Sérgio A. Fridman


aa João Barcelos

Praia e Igreja de Santa Luzia - João Barcelos - Óleo sobre linho