Comida de bordo: um raro prazer

Cora R�nai

Fui a S�o Paulo na semana passada para ver as novidades em c�meras digitais. Pedi um assento na janela, do lado direito, bem na frente do avi�o. 

O detalhe do lado direito � muito importante: h� poucos v�os t�o bonitos quanto a Ponte A�rea, mas enquanto o pessoal do lado esquerdo s� v� um pedacinho de Niter�i e muito de mar, quem vai do lado direito v� toda a ba�a, passa rente ao P�o-de-A��car, acompanha as praias e, em dias claros, tem paisagem ininterrupta at� a chegada.

Ir bem na frente � menos importante, mas tamb�m tem suas vantagens, sobretudo para quem gosta de fazer fotos a�reas, j� que n�o h� asa atrapalhando a vista; al�m disso, o desembarque � mais r�pido, porque nos fingers de Congonhas n�o se usa a porta traseira. Fingers, voc�s sabem, � como se chamam aqueles corredores m�veis que se encostam ao flanco dos avi�es, e que substitu�ram as escadas nos aeroportos de quase todas as grandes cidades.

Antigamente eu achava os fingers o m�ximo da modernidade, uma das grandes inven��es do engenho humano; mas n�o h� como continuar gostando deles depois de ver as barbaridades que fizeram na parte nova do Gale�o, em Guarulhos e em Congonhas. Pensados originalmente para facilitar a vida dos passageiros, e tornar embarques e desembarques mais r�pidos, aqui eles se transformaram em labirintos intermin�veis, que funcionam exatamente ao contr�rio do que seria de se esperar. No dia em que algu�m fizer a CPI da Infraero, vai se descobrir que foram negociados a metro. N�o h� outra explica��o.

O resultado � que hoje chego a sentir ternura pelos pequenos aeroportos � antiga, cada vez mais raros, e me assusto em pensar no que v�o fazer com o Santos Dumont, que eu tanto amo. Cada vez que desembarco de volta, olhando a nossa paisagem extraordin�ria atrav�s dos tubinhos transparentes que cobrem as escadas, fico com o cora��o apertado.

***

Os estrangeiros que v�m ao Brasil ficam bestas com a Ponte A�rea, e n�o s� por causa da paisagem. H� poucos lugares no mundo em que ainda se serve alguma coisa em v�os t�o curtos. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde as companhias a�reas j� eram mesquinhas antes do 11 de setembro, corre-se atualmente o risco de se atravessar o pa�s sem se receber nada al�m de um m�sero refrigerante.

Acho o m�ximo apresentar amigos de fora aos luxos da Ponte A�rea e ver o seu ar de espanto diante das caixinhas de comida que as aeromo�as mal t�m tempo de distribuir.

Pena que, na semana passada, estava sozinha. � que, dessa vez, at� eu me espantei quando o comandante � sim, ele em pessoa! � nos informou que havia uma surpresa para os passageiros no servi�o de bordo: fondue de chocolate com frutas frescas.

Fondue?! Num avi�o?!

Minha curiosidade, por�m, demorou a ser satisfeita. A equipe come�ou a servir os passageiros de tr�s para frente, e fui das �ltimas a ser atendida. O fondue veio em duas caixinhas, uma com peda�os de fruta, outra com chocolate amargo derretido. Delicioso!


***

Resultado: na volta, por causa desta maravilha da culin�ria a�rea, pedi um lugar no fundo do avi�o (tamb�m do lado direito, com vista para a restinga, as montanhas, o Maracan� e o cais do porto, com direito � Ilha Fiscal lindamente iluminada ao anoitecer). Eu estava convencida de que garantia, assim, um fondue com o chocolate pelando de quente.

Pois sim! Alguns mist�rios s�o insond�veis para o mortal comum, e entre eles est� a ordem do servi�o de bordo � que nunca jamais consegui acertar, em v�o algum. Este n�o foi exce��o, e come�ou, claro, l� pela frente. Um dia, quem sabe, eu talvez adivinhe certo.



***


Sim, adoro comida de avi�o, mesmo quando n�o � t�o surpreendente. Nos velhos tempos, a �nica pessoa que me entendia era o Luis Fernando Ver�ssimo, um gourmet que n�o tem medo de confessar o que, para tanta gente, � pura heresia gastron�mica. Agora, com a Internet, percebo que n�o estamos sozinhos. A comida de avi�o tem uma legi�o de admiradores, cujo ponto de converg�ncia � o util�ssimo site <www.airlinemeals.net>, �nica e exclusivamente dedicado ao assunto. L� o conhecedor pode se entreter com milhares de fotos de refei��es de bordo, servidas por centenas de companhias a�reas, entre elas as falecidas Braniff e Pan Am; as refei��es s�o minuciosamente descritas, com notas dadas pelos passageiros ou tripulantes que as fotografaram.

S� do Concorde da British Airways h� 101 fotos; da Singapore Airlines, universalmente considerada a melhor companhia a�rea do mundo, h� 661 fotos, acompanhadas das mais diversas manifesta��es de encanto e prazer.

Nem preciso dizer que j� mandei para l� umas fotinhas do fondue de chocolate da nossa Varig. Dei nota 10.


(O Globo, Segundo Caderno, 18.08.2005)